Unesp abre inscrições do Vestibular de Meio de Ano 2016

Período termina em 29 de abril e a taxa é de R$ 155. São oferecidas 360 vagas.
Em 11/04/2016 10h13 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu nesta segunda-feira, 11 de abril, as inscrições do Vestibular de Meio de Ano 2016. O prazo se encerra em 29 seguinte e a taxa é de R$ 155. 

Inscreva-se

É permitida a utilização da nota da parte objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na pontuação da prova de Conhecimentos Gerais. Para isso, o candidato deve sinalizar o opção pelo aproveitamento no momento da inscrição, informando seu CPF para conferência dos dados no sistema do Inep. Se as informações não forem liberadas pelo órgão até 8 de julho, será considerada apenas a avaliação do Vestibular. 

Isenção

Chegam ao fim hoje (11) o período para pedidos de isenção e redução da taxa do Vestibular. Puderam solicitar o benefício integral os estudantes da rede pública ou bolsistas integrais em escolas particulares, assim como jovens que cursaram o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em colégios públicos. 

Já a redução foi solicitada por estudantes do ensino médio ou pré-vestibulares que tivessem remuneração máxima de dois salários mínimos, assim como os desempregados. 

O resultado da redução será divulgado em 25 de abril. Já os isentos serão conhecidos em 27 seguinte. Apenas os beneficiados integralmente é que estarão automaticamente inscritos no Vestibular. 

Provas

A primeira etapa do Vestibular será realizada em 15 de maio, nas cidades onde os cursos são oferecidos e nos municípios de Campinas, Franca, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo. O Cartão de Convocação desta fase estará disponível no dia 5 do mesmo mês. 

A prova da primeira fase será composta por 90 questões das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. A seleção começará às 14h e terá duração máxima de 4h30. 

A segunda etapa será realizada em 11 e 12 de junho. Esta fase contará com 36 questões discursivas, sendo o primeiro dia voltado para Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, enquanto o segundo terá perguntas de Linguagens e Códigos, além da redação. O Cartão de Convocação poderá ser consultado a partir de 31 de maio. 

Resultado

A classificação geral será divulgada em 11 de julho. Os classificados devem manifestar interesse por vaga até o dia seguinte. A primeira chamada será publicada em 14 do mesmo mês e as matrículas virtuais serão recebidas até 15 próximo. 

A segunda chamada será divulgada em 18 de julho, enquanto a terceira convocação está prevista para 21 seguinte. Outras duas listas serão publicadas nos dias 25 e 28, respectivamente. Todos os aprovados devem confirmar a matrícula em 29 do mesmo mês. 

Oportunidades

A Unesp oferece neste Vestibular 360 vagas para os cursos de Agronomia; Engenharias Ambiental, Aeronáutica, Civil, de Controle e Automação, de Produção, Elétrica e Mecânica. 

Mais informações no Manual do Candidato

Por Lorraine Vilela