UNEB finaliza aplicação das provas do Vestibular 2016

Provas de Matemática e de Ciências da Natureza acontecem das 8h às 12h. Gabarito sai na quarta.
Em 07/03/2016 00h30 , atualizado em 07/03/2016 10h39 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Chega ao fim nesta segunda-feira, 7 de março, o Vestibular 2016 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A seleção teve início ontem, 6, e acontece no turno matutino, em Salvador e outras 23 cidades.

Confira seu local de prova

Dos 38.732 inscritos, 28.932 participaram do primeiro dia de provas. A abstenção foi de 25,30%, porcentagem semelhante ao total do último ano (22,36%). 

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, pontualmente. Os participantes deverão se apresentar com antecedência portando original do mesmo documento de identificação utilizado para realização a inscrição e caneta azul ou preta transparente.

Os vestibulandos só poderão se ausentar da sala de provas depois de decorridas duas horas do seu início. Já o caderno de questões dos dois dias de prova poderá ser levado somente hoje, após quatro horas do início da seleção.

Provas

Hoje, os vestibulandos serão submetidos às provas de Matemática e de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), compostas por 15 e 25 questões, respectivamente. Elas serão aplicadas das 8h às 12h.

Ontem, foram concedidas 4h30 para os vestibulandos responderem 15 questões de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, 10 de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês) e 20 de Ciências Humanas (História, Atualidades e Geografia) e produzirem uma Redação.

Preconceito

No primeiro dia de provas, uma candidata transsexual afirmou que foi vítima de preconceito por parte dos fiscais. Ela narrou que foi impedida de ir ao banheiro feminino e que os ficais se negavam a chamá-la pelo novo nome. A Uneb divulgou uma nota em que "manifesta seu firme posicionamento contra qualquer tipo de preconceito e discriminação e comunica que todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de apurar e afastar qualquer ocorrência que venha a prejudicar ou atingir os direitos civis constituídos de todos os cidadãos no referido processo vestibular".

Resultados

Os participantes terão acesso aos gabaritos somente na tarde de quarta-feira, 9. Os interessados terão dois dias para interpor recursos. Já a divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 20 de abril. 

Das 2.974 vagas oferecidas em mais de 100 opções de cursos, 40% (1.193) são reservadas para negros da rede pública de ensino e 5% (160) destinam-se aos indígenas egressos da rede pública com renda bruta familiar inferior ou igual a quatro salários mínimos. 

Detalhes no Edital, pelo e-mail vestibular@listas.uneb.br ou pelo telefone 0800-071-3000.

Por Wanja Borges