UFU recebe pedidos de isenção de taxa do PAAES 2013

Benefício é exclusivo para candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico.
Em 08/01/2013 15h23 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebe até a próxima segunda-feira, 14 de janeiro, pedidos de isenção da taxa de inscrição do Programa de Ação Afirmativa de Ingresso ao Ensino Superior (PAAES) 2013. Nesta edição não há inscrições para a 1ª etapa, portando, só poderão solicitar o benefício os estudantes que participarão da 2ª e 3ª etapas.

A isenção de taxa é exclusiva para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os interessados deverão preencher pela internet o requerimento de isenção, informando o Número de Identificação Social (NIS).

O resultado da análise dos pedidos de isenção será divulgado no dia 21 de janeiro, a partir das 17h. A concessão do benefício não significará a inscrição ou renovação da inscrição no PAAES 2013, devendo o estudante fazê-la no período de 22 a 28 de janeiro.

PAAES

O PAAES é um vestibular seriado composto por três etapas, nas quais ocorre, respectivamente, uma avaliação do aprendizado dos conteúdos programáticos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. O processo seletivo é exclusivo para estudantes que cursaram os últimos quatro anos do ensino fundamental e que estejam cursando o ensino médio na rede pública.

Como a nova Lei de Cotas determina que os candidatos não precisam cursar o ensino fundamental na rede pública para serem considerados cotistas, a UFU optou por extinguir o PAAES em 2015. Ou seja, no próximo ano haverá provas apenas para a 3ª etapa.

As inscrições para a 2ª e 3ª etapas do PAAES 2013 serão abertas no dia 12 de janeiro e prosseguirão até o dia 28 seguinte, com taxa de R$ 70. Os candidatos da 3ª etapa irão concorrer a 787 vagas em 87 opções de cursos nos campi em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. As provas serão aplicadas em 24 de fevereiro. Mais informações nos Editais do PAAES 2013.

Por Adriano Lesme