UFU anuncia mudanças no Vestibular a partir deste ano

As duas fases serão aplicadas em apenas um fim de semana, nos dias 3 e 4 de junho.
Em 06/02/2017 15h37 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufu
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou na tarde desta segunda-feira, 6 de fevereiro, as mudanças no formato do Vestibular a partir da seleção para o segundo semestre de 2017. 

A partir deste ano, as duas fases do Vestibular serão aplicadas em um só fim de semana, em 3 e 4 de junho. O primeiro dia contará com a primeira etapa, composta por 11 disciplinas obrigatórias para todos os cursos (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia) e continuará no formato de perguntas objetivas. 

Mesmo sendo parte da segunda etapa do Vestibular, a redação passará a ser aplicada no primeiro dia de provas, junto às questões objetivas citadas acima. Já o segundo terá questões dissertativas, mas o candidatos só responderá as disciplinas obrigatórias para o cursos que ele escolheu. 

O conteúdo das disciplinas continua o mesmo das outras edições do Vestibular. No entanto, a UFU deixa de oferecer a opção de Francês na Língua Estrangeira, devendo o candidato optar por Inglês ou Espanhol. 

Todos os vestibulandos participarão das duas fases, já que elas serão aplicadas em um só fim de semana. No entanto, apenas os aprovados na primeira etapa (questões objetivas das 11 disciplinas) terão a redação e as questões dissertativas corrigidas. 

Objetivo da Mudança

De acordo com a instituição, o objetivo das mudanças é que a realização do Vestibular seja mais ágil para a universidade e para os candidatos, além de representar uma economia na aplicação. A estimativa é de que sejam economizados até R$ 500 mil, o que fará com que a taxa de inscrição não sofra aumento. 

A expectativa da universidade é que o número de inscritos aumente, já que todas as provas serão aplicadas em um único fim de semana, diminuindo a abstenção. 

A UFU pretende alterar, futuramente, o conteúdo cobrado no Vestibular. No entanto, essas mudanças no que é visto nas provas será debatido em reuniões com representantes de escolas de ensino médio da região. 

O Vestibular

As inscrições do Vestibular estão previstas para o período de 3 a 17 de abril. No entanto, os candidatos terão acesso às vagas, regras e demais datas e orientações no edital que será divulgado em 24 de fevereiro. 


Relacionados

Inscrições para o Vestibular 2017/2 da UFU terminam nesta quarta-feira
Chegam ao fim às 17h desta quarta-feira, 19/4, as inscrições para o Processo Seletivo 2017/2 da UFU. Taxa é de R$ 117 e oferta é de 1.676 vagas.
Notícias
Notas da 2ª fase do Vestibular 2017/2 da UFU já podem ser conferidas
Os candidatos que estão participando do Vestibular 2017/2 da UFU já podem conferir as imagens digitais das folhas de respostas e das notas obtidas na 2ª fase
Notícias
UFU 2017/2: já estão disponíveis as provas e gabaritos da 1ª fase
A UFU já liberou as provas e gabaritos preliminares da primeira fase do seu Vestibular 2017/2. O processo seletivo foi realizado neste fim de semana.
Notícias
UFU 2017/2: resultado dos pedidos de isenção de taxa já está disponível
A UFU publicou nesta segunda-feira, 24 de abril, o resultado dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição do seu Vestibular 2017/2.
Notícias
UFU recebe inscrições para 860 vagas em cursos a distância
A UFU recebe até segunda-feira, 11 de setembro, as inscrições dos seus Vestibulares 2017 para cursos de graduação a distância.
Notícias
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Possui três campi em Uberlândia, um campus em Ituiutaba, um em Patos de Minas e outro em Monte Carmelo. Metade das vagas é para candidatos da rede pública.
Universidades
Vestibular 2017/2 da UFU inscreve para 1,6 mil vagas
Tiveram início nesta segunda-feira, 3 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo 2017/2 da UFU. O prazo segue até as 17h do dia 19 de abril.
Notícias