Topo
pesquisar
Em 06/02/2017 15h37

UFU anuncia mudanças no Vestibular a partir deste ano

Notícias

As duas fases serão aplicadas em apenas um fim de semana, nos dias 3 e 4 de junho. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou na tarde desta segunda-feira, 6 de fevereiro, as mudanças no formato do Vestibular a partir da seleção para o segundo semestre de 2017. 

A partir deste ano, as duas fases do Vestibular serão aplicadas em um só fim de semana, em 3 e 4 de junho. O primeiro dia contará com a primeira etapa, composta por 11 disciplinas obrigatórias para todos os cursos (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia) e continuará no formato de perguntas objetivas. 

Mesmo sendo parte da segunda etapa do Vestibular, a redação passará a ser aplicada no primeiro dia de provas, junto às questões objetivas citadas acima. Já o segundo terá questões dissertativas, mas o candidatos só responderá as disciplinas obrigatórias para o cursos que ele escolheu. 

O conteúdo das disciplinas continua o mesmo das outras edições do Vestibular. No entanto, a UFU deixa de oferecer a opção de Francês na Língua Estrangeira, devendo o candidato optar por Inglês ou Espanhol. 

Todos os vestibulandos participarão das duas fases, já que elas serão aplicadas em um só fim de semana. No entanto, apenas os aprovados na primeira etapa (questões objetivas das 11 disciplinas) terão a redação e as questões dissertativas corrigidas. 

Objetivo da Mudança

De acordo com a instituição, o objetivo das mudanças é que a realização do Vestibular seja mais ágil para a universidade e para os candidatos, além de representar uma economia na aplicação. A estimativa é de que sejam economizados até R$ 500 mil, o que fará com que a taxa de inscrição não sofra aumento. 

A expectativa da universidade é que o número de inscritos aumente, já que todas as provas serão aplicadas em um único fim de semana, diminuindo a abstenção. 

A UFU pretende alterar, futuramente, o conteúdo cobrado no Vestibular. No entanto, essas mudanças no que é visto nas provas será debatido em reuniões com representantes de escolas de ensino médio da região. 

O Vestibular

As inscrições do Vestibular estão previstas para o período de 3 a 17 de abril. No entanto, os candidatos terão acesso às vagas, regras e demais datas e orientações no edital que será divulgado em 24 de fevereiro. 

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola