UFSC oferece mais de 4,5 mil vagas no Vestibular 2018

Pedidos de isenção seguem até 25 de setembro. Inscrições serão realizadas até 4 de outubro.
Em 05/09/2017 09h07 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufsc
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu as inscrições do Vestibular 2018 nesta terça-feira, 5 de setembro. O prazo segue até 4 de outubro e a taxa é de R$ 125.

Faça sua inscrição no Vestibular da UFSC

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos até 25 de setembro. Podem pedir a gratuidade os inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou os candidatos com renda familiar per capita (por pessoa) mensal de até 1,5 salário mínimo, desde que o ensino médio tenha sido feito integralmente em escola pública. 

Os procedimentos de entrega da documentação e os documentos necessários para cada modalidade de isenção podem ser conferidos no item 3 do Edital. O resultado será publicado em 28 de setembro e os isentos estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2018 da UFSC. 

Vagas

O Vestibular da UFSC preencherá 4.551 vagas, sendo 50% para cotistas de escolas públicas e 20% para pessoas com deficiência (PdC). 

As vagas do Vestibular 2018 da UFSC são para Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville.

Vestibular

Os locais de prova serão publicados em 22 de novembro. Já o Vestibular da UFSC será realizado entre 9 e 11 de dezembro, nas cidades em que há oferta de vagas.

O primeiro dia do Vestibular contará com 40 questões distribuídas pela prova de primeira língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira); segunda língua (Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Libras ou Português e Literatura); Matemática e Biologia. 

O segundo dia da seleção será composto por 40 questões de Ciências Humanas e Sociais; Física e Química. O Vestibular será encerrado por uma redação e quatro perguntas discursivas. 

A presença da prova de Ciências Humanas e Sociais no segundo dia do Vestibular é uma novidade da UFSC, que optou por unir os conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 

A UFSC não divulgou a data do resultado e das demais convocações do Vestibular 2018 até o momento. 

Mudanças

Outra mudança presente no Vestibular 2018 é a alteração nas notas de corte de 57 cursos. O objetivo da universidade é valorizar as habilidades dos candidatos nas disciplinas que servem de base para as graduações escolhidas. Outros 44 não terão sua pontuação mínima alterada. 

Uma expectativa para o Vestibular 2018, mas que não foi atendida ainda por este edital, é a oferta do curso de Medicina em Araranguá. O motivo é a necessidade de aprovação do Ministério da Educação, sendo a expectativa para os próximos meses. 

O curso de Medicina de Araranguá ofertará 60 vagas, as quais devem estar presentes em um vestibular exclusivo de meio de ano. Para esta graduação, os moradores das microrregiões administrativas do sul terão direito ao um bônus regional de 20%, caso haja comprovação do estudo de todo o ensino médio em escolas públicas da região. 

Mais informações no Edital