UFSC: 11 cotistas são reprovados e 12 liminares são apresentadas nas matrículas

Em 19/02/2008 09h19 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ainda não chegou ao fim a novela do sistema de cotas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Após as matrículas, realizadas na quinta (14) e na sexta-feira (15) da semana passada, a universidade divulgou os primeiros números: 12 liminares foram apresentadas, 11 candidatos cotistas não conseguiram provar que são afro-descendentes e mais alguns estudantes de escolas públicas também não atenderam aos pré-requisitos.

Ignorando a decisão do TRF4 de 31 de janeiro, que derrubou a liminar que tentava suspender o sistema de cotas da UFSC, 12 estudantes apresentaram liminares no ato da matrícula, querendo garantir suas vagas independente do sistema de cotas. A UFSC vai recorrer novamente a tais liminares.

Entre os cotistas, de todos os que concorriam à reserva de 10% das vagas de todos os cursos da instituição para autodeclarantes negros, 323 foram aprovados, 30 não compareceram para validar a matrícula e 11 foram reprovados, ou seja, não foram considerados negros ou pardos. Esses estudantes pediram à UFSC para que reconsidere a decisão e a resposta deve sair até o dia 26 de fevereiro.

Muitos dos estudantes que concorreram à reserva de 20% para oriundos de escolas públicas não conseguiram as vagas por freqüentarem instituições públicas mantidas por fundações privadas.

A UFSC informou que as vagas não preenchidas pelos cotistas continuarão para o sistema de cotas, sendo remanejadas para outros candidatos do Programa de Ação Afirmativa da universidade. Se ainda assim, sobrarem vagas, estas serão destinadas a candidatos do sistema universal (não-cotistas).

Mais UFSC:
14/02: UFSC realiza matrículas hoje e amanhã.
15/02: Úlimo dia de matrícula na UFSC.

Por Camila Mitye