UFRR abre inscrições do Vestibular Indígena 2016/2017

Prazo se encerra em 22 de abril e a taxa é de R$ 50. Pedidos de isenção já podem ser feitos.
Em 28/03/2016 09h22 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu nesta segunda-feira, 28 de março, as inscrições do Vestibular Indígena 2016/2017. O prazo se encerra às 18h (horário local) do dia 22 de abril. A taxa é de R$ 50. 

Inscreva-se

A Comissão Permanente de Vestibular (CPV) contará com computadores para que os candidatos possam se inscrever. Os interessados devem ir ao departamento que fica localizado na Av. Enê Garcez, nº2.413, Bloco IV, Bairro Aeroporto - Boa Vista/RR. 

Isenção

A instituição concederá a isenção para os candidatos que se enquadrem em uma das modalidades listadas abaixo:

- Lei nº 12.799/2013: Renda familiar per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de ter feito todo o ensino médio em escola pública. 

- CadÚnico: Membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

- Professor Voluntário que seja candidato ao curso de Licenciatura Intercultural. 

Os interessados devem solicitar a isenção por meio de formulário específico, no momento da inscrição, imprimir o requerimento e levar junto com a documentação comprobatória listada no Edital para a CPV, de hoje (28) até 1º de abril, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. 

O resultado preliminar dos pedidos será divulgado em 8 de abril e os recursos serão recebidos em 11 e 12 seguintes. A versão final será publicada em 15 do mesmo mês. 

Seleção

Os locais de prova serão divulgados em 20 de maio. A seleção será realizada em 29 seguinte e composta por 37 questões objetivas, além da redação, a qual poderá ser feita em Português, Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ye’kuana, Ingaricó, Waiwai ou Yanomami.

O Processo Seletivo contará, ainda, com análise curricular dos candidatos. A pontuação preliminar de todas as etapas será publicada em 8 de julho, enquanto a versão final estará disponível em 20 seguinte. No mesmo dia será divulgada a classificação preliminar. O resultado final poderá ser consultado em 27 próximo. 

Oportunidades

O Vestibular oferece 192 vagas para indígenas, as quais são divididas em ampla concorrência e pessoas com deficiência. O curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena conta com duas oportunidades adicionais para quem a sociedade em geral, desde que o candidato atue no subsistema de saúde indígena. 

As oportunidades são para os cursos de Agronomia, Antropologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Gestão em Saúde Coletiva Indígena, Gestão Territorial Indígena, Licenciatura Intercultural, Matemática, Medicina, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Zootecnia. O ingresso é para o segundo semestre de 2016 e primeiro de 2017. 

As matrículas dos aprovados serão realizadas entre 28 de julho e 2 de agosto. Mais informações no Edital

Por Lorraine Vilela