UFPR muda edital e aplica Lei de Cotas no Vestibular 2013

Aprovados para a segunda fase terão que escolher em qual sistema concorrer.
Em 08/11/2012 14h15 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou ontem, 7 de novembro, um edital complementar que altera a distribuição das vagas do Vestibular 2013. Agora, 12,5% do total de vagas oferecidas em cada curso serão destinadas a candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a nova Lei de Cotas.

As reservas de 20% das vagas para autodeclarados negros e 20% para vestibulandos que estudaram todo o ensino fundamental e médio na rede pública estão mantidas. No entanto, esse percentual não irá incidir sobre o total de vagas e sim sobre a quantidade de vagas não reservadas para a Lei de Cotas. Com isso, os candidatos da concorrência geral não serão prejudicados. Veja abaixo o exemplo do curso de Administração matutino:

Antes da Lei de Cotas
Total de vagas: 49
Vagas ampla concorrência: 29
Vagas cota racial: 10
Vagas cota social: 10

Após a Lei de Cotas
Total de vagas: 49
Vagas Lei de Cotas: 7
Vagas cota racial: 7
Vagas cota social: 6
Vagas ampla concorrência: 29

As vagas da Lei de Cotas serão divididas entre candidatos com renda familiar mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo por pessoa e vestibulandos com renda superior a esse valor. Nos dois grupos de renda, 31% das vagas serão reservadas para pretos, pardos e indígenas.

Entre os dias 27 e 29 de novembro, os candidatos aprovados para a segunda fase deverão escolher se continuam concorrendo pela cota racial, social ou ampla concorrência ou se migram para o sistema de cotas da nova lei. Por esse motivo, o resultado da primeira fase será antecipado em quatro dias, passando do dia 30 para o dia 26 de novembro.

A primeira fase do Vestibular 2013 da UFPR irá acontecer no próximo domingo, dia 11. Para mais informações, acesse o novo Edital do vestibular ou ligue no (41) 3313-8800.

Por Adriano Lesme