Topo
pesquisar
Em 06/11/2015 13h44, atualizado em 06/11/2015 14h41

UFPE substituirá vestibulares pelo SiSU a partir de 2016

Notícias

Quase 7 mil vagas terão ingresso pelas notas do Enem. Apenas Dança e Música têm seleção específica. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será a principal forma de ingresso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir de 2016. Apenas os cursos de Música e Dança contarão com Vestibular próprio, já que precisam de provas de habilidades específicas para a seleção. 

Confira o quadro de vagas para 2016

A UFPE oferece 6.972 vagas para 2016 por meio do SiSU, as quais estão distribuídas em 96 cursos dos campi Recife, Vitória e Agreste (Caruaru). Destas, o Sistema de Cotas corresponde a 50% das oportunidades. Em 2015, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 foi utilizada para o ingresso em 6.562 postos. 

O aumento no número de vagas ofertadas pelo SiSU excluirá os vestibulares específicos que foram realizados em 2015, ficando apenas as seleções para as oportunidades que exigem a comprovação de habilidades específicas. O grupo de Engenharias CTG, oferecido em Recife, assim como Engenharia Civil (Agreste), Química e Comunicação Social passam a contar com o ingresso pelo sistema que utiliza as notas do Enem. 

Bônus Regional

Será mantido o bônus regional, cujo o argumento é promover a inclusão de estudantes que tenham cursado o Ensino Médio e ainda sejam residentes nos municípios próximos aos campi Vitória e Agreste. O acréscimo é de 10% na nota do Enem e tem caráter classificatório. A opção pelo benefício deve ser feita no momento da inscrição no SiSU, mas não é cumulativa com as cotas, devendo o participante escolher entre as duas modalidades. 

SiSU 2016

O SiSU 2016 utilizará as notas obtidas no Enem 2015. O resultado do exame deve ser divulgado até a primeira semana de janeiro de 2016, mas as inscrições na Seleção Unificada ainda não tem data definida. 

Por Lorraine Vilela 

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola