UFOPA abre inscrições dos Vestibulares Tradicional, Indígena e Quilombola 2017

A participação dos candidatos em todos os processos seletivos é totalmente gratuita.
Em 13/02/2017 14h33 , atualizado em 13/02/2017 14h40 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufopa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abriu na tarde desta segunda-feira, 13 de fevereiro, as inscrições dos processos seletivos Regular (PSR), Especial Quilombola (PSEQ) e Espececial Indígena (PSEI) 2017. 

Inscreva-se no Vestibular Tradicional

Faça sua inscrição para o Vestibular Quilombola

Participe do Vestibular Indígena

As inscrições dos três Vestibulares são totalmente gratuitas. Os Processos Seletivos para Quilombolas e Indígenas contam com cadastro até 1º de março, enquanto a Seleção Tradicional (PSR) recebe a participação dos candidatos até o dia 10 seguinte. 

Processo Seletivo Regular

O Vestibular Tradicional selecionará os candidatos apenas pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os concorrentes podem utilizar as pontuações de 2015 e 2016. 

O resultado final será publicado em 17 de março e as matrículas serão realizadas entre 23 e 29 seguintes. As segunda e terceira chamadas serão publicadas nos dias 4 e 18 de abril, respectivamente, enquanto as quarta e quinta listas de aprovados estão previstas para 2 e 15 de maio. 

O Processo Seletivo Regular (PSR) 2017 da UFOPA oferece 1.018 vagas para os cursos superiores ministrados em Santarém (PA). Destas, 509 são reservadas para os cotistas que atenderem aos critérios da Lei de Cotas e outras 30 são destinadas às Pessoas com Deficiência (PdC). 

Mais informações no Edital do PSR 2017

Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ)

Os candidatos devem anexar ao formulário de inscrição online, em formato pdf. ou jpeg., a Declaração de Pertencimento emitida e assinada pelo presidente da Comunidade Quilombola da cidade do candidato. 

Os vestibulandos terão o direito de indicar outros três cursos além da sua primeira opção de graduação. 

Os locais de prova serão divulgados em 10 de março e a seleção será realizada em 19 seguinte, nas cidades de Santarém, Óbidos e Oriximiná. O Vestibular Quilombola será composto de cinco questões discursivas baseadas nos textos indicados no edital

O resultado final será publicado em 7 de abril. São oferecidas 54 oportunidades para os aprovados no Processo Especial Quilombola (PSEQ). 

Mais informações no Edital do PSEQ 2017.

Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI)

Ao se inscrever pela internet, o candidato pode indicar até duas graduações além da sua primeira opção de cursos. A inscrição só será homologada com a entrega da documentação comprobatória, a qual deve ser feita entre 2 e 10 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos campi de Santarém, Itaituba, Jacareacana e Oriximiná.

Os locais de prova serão informados em 10 de março e o Vestibular será aplicado em 19 próximo, assim como no Processo Seletivo Quilombola. As provas serão compostas apenas por uma Redação, as quais serão realizadas em Santarém, Oriximiná e Jacareacanga. 

A UFOPA convocará até três vezes o número de vagas na primeira opção para a realização das entrevistas. Os candidatos participam desta etapa em 10 e 11 de abril. 

O resultado final será publicado no dia 20 de abril. O Processo Seletivo Especial Indígena oferece 54 vagas para cursos de graduação. 

Mais informações no Edital do PSEI 2017