UFMS volta com vestibular e diminui vagas pelo SiSU

Instituição também anunciou que adotará vestibular seriado. Entrada ocorrerá a partir de 2020.
Em 06/11/2017 16h49 , atualizado em 06/11/2017 16h56 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) anunciou que, no primeiro semestre de 2018, vai voltar a aplicar o vestibular tradicional e diminuir as vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).  

Atualmente, o ingresso somente é feito pelo SiSU, que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja como ficará agora a distribuição das vagas:

        70%                             Vestibular tradicional
        30%                                       SISU

 

Conforme explica a instituição, o Enem será uma das etapas do vestibular. Já a segunda fase terá uma prova que será aplicada pela universidade em janeiro. 

Ainda segundo a UFMS, o vestibular usará as notas das provas objetivas e da redação e do Enem, mas essas últimas terão peso diferente em relação ao SiSU.

Vestibular seriado

Outra novidade divulgada pela universidade é que será adotado o Processo de Avaliação Seriada (PASE), que é um vestibular seriado. Poderão participar estudantes dos três anos do ensino médio.

Saiba o que é vestibular seriado

A previsão é que estudantes do primeiro ano do ensino médio façam as provas em janeiro. Em 2019 participarão alunos do primeiro e segundo ano. Por fim, em 2020, estudantes de todas as séries poderão se inscrever. 

Sendo assim, no primeiro semestre de 2020, 20% das vagas da UFMS serão para ingresso pelo PASE, 30% pelo vestibular e as demais pelo SiSU. 

De acordo com a universidade, as mudanças têm como objetivo aumentar a quantidade de estudantes do estado nos cursos e diminuir a evasão.