UFMG pode ter pontuação adicional para candidatos de escolas públicas já no Vestibular 2009

Em 08/03/2008 10h58 , atualizado em 08/03/2008 10h59 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estuda a possibilidade de implantar em seu processo seletivo a pontuação adicional para alunos egressos de escolas públicas. A pontuação adicional de 10% sobre a nota obtida no vestibular teria como objetivo diminuir os efeitos da forte seletividade social que marca os vestibulares brasileiros.

A proposta é da Câmara de Graduação da UFMG que prevê o mecanismo para alunos que tenham estudado em escolas públicas desde a 5ª série do ensino básico. O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da universidade vai analisar a proposta no próximo dia 18 de março.

A ação afirmativa seria colocada em prática já no Vestibular 2009 (próximo concurso vestibular da UFMG) e teria continuidade até 2012. Em 2011 seria feita uma avaliação sobre os resultados da medida (incluindo o desempenho dos alunos beneficiados, ao longo de seus cursos) para então decidir sobre a permanência ou não da pontuação adicional nos vestibulares posteriores a 2012.

Essa modalidade já é utilizada em vestibulares de instituições de ensino superior públicas como a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP), a maior do país.

Veja a proposta de alteração do Vestibular da UFMG em 2009 na íntegra.

Por Camila Mitye