UERJ retira Português Instrumental do Exame Discursivo do Vestibular 2018

ED será composto por redação e duas provas específicas aos cursos escolhidos.
Em 08/08/2017 17h39 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou na tarde desta terça-feira, 8 de agosto, uma mudança "emergencial" na composição do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2018. 

De acordo com a instituição, não haverá a prova de Língua Portuguesa Instrumental este ano, tendo como objetivo viabilizar a realização do Vestibular 2018 em meio a crise atual em que a universidade se encontra. O Exame Discursivo (ED) contará com uma redação (para todos os candidatos) e duas provas dissertativas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos. 

Com a exclusão da prova de Língua Portuguesa Instrumental do Vestibular 2018, a leitura obrigatória da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, foi transferida para a Redação. Os candidatos precisam ler o livro recomendado, já que a produção textual desta edição será baseada em uma questão polêmica sobre o texto do autor. 

Mudanças

No primeiro semestre deste ano, a UERJ anunciou o novo formato de seu Vestibular 2018. A organização do processo seletivo separou a prova de Língua Portuguesa Instrumental e Redação, que era uma das peculiaridades da seleção da instituição. 

Com a alteração, o Vestibular teria uma prova de Redação e outra de Língua Portuguesa Instrumental (LPI), cobrando assim maior dedicação à leitura das obras literárias, as quais também foram retomadas para 2018. 

Dom Casmurro seria a base para a prova de LPI, enquanto Morte e Vida Severina e Ensaio sobre a Cegueira seriam norteadores para a redação. 

Outra mudança presente no Vestibular 2018 da UERJ é a ausência do curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ).

Mais informações no site da UERJ


Relacionados

Depois de prorrogações, UERJ finaliza inscrições para 2º Exame de Qualificação 2018
Os interessados em participar do 2º EQ do Vestibular Estadual 2018 da UERJ devem se inscrever até este domingo, dia 20 de agosto.
Notícias
UERJ 2018: 1º Exame de Qualificação do Vestibular acontece neste domingo
Serão aplicadas neste domingo, 16 de julho, as provas do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2018 da UERJ.
Notícias
UERJ 2018: veja a lista de isentos do 2º Exame de Qualificação do Vestibular
A UERJ publicou hoje, 20 de julho, o resultado do processo de isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018.
Notícias
UERJ anuncia datas do Vestibular Estadual 2018
A UERJ anunciou na tarde de hoje (19) as datas do Vestibular Estadual 2018. Seleção contará com mudanças em sua estrutura.
Notícias
UERJ anuncia mudanças no Vestibular Estadual 2018
A UERJ anunciou hoje (16) algumas mudanças no Vestibular Estadual 2018. Volta das leituras obrigatórias e criação de nova prova no Exame Discursivo.
Notícias
UERJ divulga gabarito do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2018
A UERJ divulgou o gabarito do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2018. Provas objetivas foram aplicadas no último domingo (16).
Notícias
UERJ libera locais de prova do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2018
A UERJ já disponibilizou o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) do seu 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018.
Notícias
UERJ libera prova e gabarito do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2018
Os candidatos que participaram do 2º EQ do Vestibular Estadual 2018 da UERJ já podem conferir o caderno de questões e gabarito das provas aplicadas ontem
Notícias