Depois de prorrogações, UERJ finaliza inscrições para 2º Exame de Qualificação 2018

Em 20/08/2017 00h01 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: UERJ
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Chega ao fim neste domingo, dia 20 de agosto, o prazo para inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O prazo, que terminaria no dia 7 de agosto, passou por duas prorrogações. A taxa de inscrição custa R$ 60 e deve ser paga até segunda-feira, dia 21. 

Faça sua inscrição para a UERJ

O objetivo do 2º Exame de Qualificação (EQ) é selecionar estudantes para as o Exame Discursivo (ED) do Vestibular Estadual da UERJ. Candidatos que participaram do 1° EQ e não alcançaram a nota mínima ou desejam melhorar a média podem se inscrever para o segundo exame.

A aprovação em um dos dois Exames de Qualificação é condição essencial para que os estudantes possam participar do Exame Discursivo, neste ano marcado para o dia 3 de dezembro. Para se classificar é necessário que os candidatos alcancem a pontuação mínima de 40%

Provas

O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), contendo os locais de prova, estará disponível no dia 30 de agosto e poderá ser retificado até dia 1º de setembro. A data da prova está mantida, será aplicada no dia 17 de setembro, em horário que será informado posteriormente.

Segundo o Edital, o exame será composto por questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Para o 2º EQ, a UERJ cobra a leitura do livro "A hora da estrela", de Clarice Lispector. 

Mudanças para 2018

Nesta edição, o Vestibular da UERJ não será responsável pela seleção do curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ). Entretanto, o Vestibular continua como forma de ingresso nos cursos de graduação da UERJ e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). 

No início do ano a UERJ anunciou algumas mudanças no Exame Discursivo (ED), entre elas a volta da leitura obrigatória de obras literárias e aplicação da prova de redação separada das questões de Língua Portuguesa. No primeiro momento, a universidade recomendou a leitura de Dom Casmurro, Morte e Vida Severina e Ensaio sobre a Cegueira para a realização das provas do Exame Discursivo.

Recentemente uma nova alteração "emergencial" foi anunciada: o cancelamento da prova de Língua Portuguesa Instrumental. A universidade realizou a mudança com objetivo de diminuir custos e viabilizar a realização do Vestibular 2018 em meio a crise atual em que a universidade se encontra. Com a nova configuração, o ED contará com uma redação (para todos os candidatos) e duas provas dissertativas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

A leitura obrigatória de Dom Casmurro será mantida, mas a abordagem será feita na prova de redação. Veja outros detalhes no site do Vestibular Estadual 2018.