UERJ prorroga novamente as inscrições do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2018

Data das provas estão mantidas, elas serão aplicadas no dia 17 de setembro, em locais que serão informados posteriormente.
Em 15/08/2017 00h01 , atualizado em 18/08/2017 09h59 Por Lorraine Vilela Campos , Rafael Batista , Rafael Batista

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) prorrogou mais uma vez as inscrições no 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018. A previsão inicial era de que o prazo terminasse no dia 7 de agosto, mas foi prorrogado até esta terça-feira, dia 15, e agora o prazo segue até dia 20 do mesmo mês. A taxa de inscrição custa R$ 60 e deve ser paga até dia 21 seguinte. 

Faça sua inscrição para a UERJ

Segundo a justificativa, apresentada no site do Vestibular Estadual 2018, a organização optou por prorrogar as inscrições tendo em vista que o Governo do Estado do Rio Janeiro se comprometeu em pagar três salários atrasados dos servidores públicos até dia 18 de agosto. A expectivativa é favorecer a participação no processo seletivo dos servidores estaduais e seus dependentes.

Nesta edição, o Vestibular da UERJ não será responsável pela seleção do curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ), conforme comunicado divulgado em julho. 

Entretanto, o Vestibular continua como forma de ingresso nos cursos de graduação da UERJ e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). 

Exame de Qualificação

O 2º Exame de Qualificação (EQ) é voltado para estudantes que ainda não participaram da prova objetiva do Vestibular Estadual da UERJ ou para o vestibulando que pretende melhorar a nota. 

O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), contendo os locais de prova, estará disponível no dia 30 de agosto e poderá ser retificado até dia 1º de setembro. A data da prova está mantida, será aplicada no dia 17 de setembro, em horário que será informado posteriormente.

Segundo o Edital, o exame será composto por questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Para o 2º EQ, a UERJ cobra a leitura do livro "A hora da estrela", de Clarice Lispector. 

A aprovação em um dos dois Exames de Qualificação é condição essencial para que os estudantes possam participar do Exame Discursivo, neste ano marcado para o dia 3 de dezembro. Para se classificar é necessário que os candidatos alcancem a pontuação mínima de 40%. 

Mudanças no Exame Discursivo

No início do ano a UERJ anunciou algumas mudanças no Exame Discursivo (ED), entre elas a volta da leitura obrigatória de obras literárias e aplicação da prova de redação separada das questões de Língua Portuguesa. No primeiro momento, a universidade recomendou a leitura de Dom Casmurro, Morte e Vida Severina e Ensaio sobre a Cegueira para a realização das provas do Exame Discursivo.

Recentemente uma nova alteração "emergencial" foi anunciada: o cancelamento da prova de Língua Portuguesa Instrumental. A universidade realizou a mudança com objetivo de diminuir custos e viabilizar a realização do Vestibular 2018 em meio a crise atual em que a universidade se encontra. Com a nova configuração, o ED contará com uma redação (para todos os candidatos) e duas provas dissertativas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

A leitura obrigatória de Dom Casmurro será mantida, mas a abordagem será feita na prova de redação. Veja outros detalhes no site do Vestibular Estadual 2018.


Relacionados

Depois de prorrogações, UERJ finaliza inscrições para 2º Exame de Qualificação 2018
Os interessados em participar do 2º EQ do Vestibular Estadual 2018 da UERJ devem se inscrever até este domingo, dia 20 de agosto.
Notícias
UERJ 2018: 1º Exame de Qualificação do Vestibular acontece neste domingo
Serão aplicadas neste domingo, 16 de julho, as provas do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2018 da UERJ.
Notícias
UERJ 2018: veja a lista de isentos do 2º Exame de Qualificação do Vestibular
A UERJ publicou hoje, 20 de julho, o resultado do processo de isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018.
Notícias
UERJ divulga gabarito do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2018
A UERJ divulgou o gabarito do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2018. Provas objetivas foram aplicadas no último domingo (16).
Notícias
UERJ prorroga inscrições do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2018
A UERJ informou na tarde de hoje (2) a prorrogação das inscrições do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2018.
Notícias
UERJ solta resultado do 1º Exame de Qualificação do seu Vestibular 2018
A Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ) liberou hoje, 21 de julho, o resultado do 1º Exame de Qualificação (EQ) do seu Vestibular Estadual 2018.
Notícias
Vestibular 2018: UERJ inscreve para o 2º Exame de Qualificação
Tiveram início nesta sexta-feira, 21 de julho, as inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018 da UERJ.
Notícias