UERJ aplica Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017 neste domingo

Questões dissertativas e redação serão realizadas a partir das 9h de hoje (11).
Em 11/12/2016 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realiza neste domingo, 11 de dezembro, o Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017. As provas começam às 9h, mas os candidatos devem chegar aos locais com uma hora de antecedência.

Confira seu local de prova

A expectativa da UERJ é de que 31.306 candidatos participem do Exame Discursivo. Eles precisam levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). As provas serão aplicadas no Rio de Janeiro, em Niteroi, Petrópolis, São Gonçalo, Nova Friburgo, Nilópolis, Campos dos Goytacazes, Japeri, Cabo Frio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Resende.

Exame Discursivo

O Exame Discursivo é constituído de três provas, sendo uma de Português e Redação e as outras duas com conteúdos específicos aos cursos escolhidos. Cada uma vale 20 pontos. Participam desta fase os vestibulandos com aproveitamento mínimo de 40% em pelo menos um dos dois Exames de Qualificação (etapa objetiva). As respostas esperadas serão divulgadas no mesmo dia. 

Veja também: professores dão dicas para a redação da UERJ

A pontuação do Exame Discursivo, que vale no máximo 80 pontos, será somada ao desempenho do Exame de Qualificação. O candidato que tiver menos que 20 pontos na soma será desclassificado. As notas serão divulgadas em 23 de dezembro e os candidatos terão entre 26 e 28 seguintes para pedir a revisão. 

É preciso entender que o Exame de Qualificação, o qual foi constituído de 60 questões objetivas, possui conceitos de A até D, onde cada um tem uma pontuação atribuída, sendo o máximo de 20 e o mínimo de cinco. Esta nota será somada aos pontos do Exame Discursivo. 

Resultado

O resultado final será publicado em 18 de fevereiro. Outras reclassificações serão feitas em abril, maio e julho. Além destas, algumas convocações estão previstas para o segundo semestre, mas as datas não foram informadas até o momento. 

Cotas

O resultado da análise da documentação comprobatória dos candidatos que concorrem pelas cotas será divulgado em 16 de janeiro. Os recursos serão aceitos até 18 do mesmo mês e a versão final será publicada em 18 de fevereiro. 

Oportunidades

O Vestibular conta com 5.977 vagas. Destas, 5.751 são para a UERJ, 176 na Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e 50 para o curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros. 

A quantidade de vagas para as modalidades de cotas varia conforme o curso e a instituição. Existem oportunidades para egressos de escolas públicas, negros e indígenas, além das pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Mais informações nos Editais