Topo
pesquisar
Em 19/04/2017 17h03, atualizado em 20/04/2017 14h47

UERJ anuncia datas do Vestibular Estadual 2018

Notícias

Seleção contará com mudanças em sua estrutura e terá a volta das obras literárias. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou na tarde desta quarta-feira, 19 de abril, as datas dos exames de seu Vestibular Estadual 2018. O calendário é preliminar e o restante do cronograma será divulgado junto com cada edital.

Confira: UERJ anuncia mudanças no Vestibular Estadual 2018 

A isenção do 1º Exame de Qualificação poderá ser solicitada de terça-feira (25) até a próxima quinta-feira (27). O edital com todas as regras já está disponível para consulta. Os candidatos devem enviar a documentação até 28 seguinte. O resultado será publicado em 22 de maio. 

Para o 2º Exame de Qualificação, os pedidos de isenção serão recebidos entre 14 e 16 de junho, enquanto a documentação comprobatória deverá ser enviada até 19 seguinte. Os isentos serão conhecidos em 7 de julho. 

 

Exames de Qualificação

O 1º Exame de Qualificação (EQ) terá inscrições de 23 de maio a 12 de junho. Já a prova que passará por mudanças este ano, tornando-se mais interdisciplinar, está prevista para 16 de julho. 

Já o 2º Exame de Qualificação abrirá inscrições em 21 de julho e receberá os cadastros até 7 de agosto, enquanto as provas serão em 17 de setembro. 

Poderão participar do 2º EQ os candidatos que fizeram a prova anterior e desejam tentar uma melhor nota ou aqueles que não se inscreveram e querem concorrer às vagas do Vestibular. 

Exame Discursivo 

As datas de inscrições do Exame Discursivo (ED) ainda não foram informadas, mas a UERJ anunciou que as provas serão aplicadas em 10 de dezembro. 

O Exame Discursivo do Vestibular 2018 contará com uma nova estrutura, na qual a Redação será separada das questões de Língua Portuguesa. 

A peculiar prova de Língua Portuguesa Intrumental e Redação, que contava com perguntas discursivas e produção textual, passará a se chamar Língua Portuguesa e Literaturas. O objetivo é que os estudantes leiam mais e se dediquem às obras literárias. 

Obras Literárias

As obras literárias retornam ao Vestibular este ano. A composição definida pela UERJ é a seguinte:

- Primeiras estórias (contos "A terceira margem do Rio" e "O Espelho", de João Guimarães Rosa - 1º Exame de Qualificação;
- A hora da estrela, de Clarice Lispector - 2ª Exame de Qualificação;
- Dom Casmurro, de Machado de Assis - na prova de Língua Portuguesa Instrumental do Exame Discursivo;
- Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago - Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo (nova prova). 

Mais informações no site da UERJ

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola