Trote na UFPR tem ações de solidariedade e cidadania

Em 07/03/2008 09h13 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Mais um exemplo de trote consciente acontece em uma universidade brasileira nesse início de ano letivo. O destaque dessa vez é para os veteranos de vários cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná, a UFPR.

Neste ano, os veteranos capricharam na Semana de Recepção aos Calouros. Foram programadas diversas atividades, cujo principal tema de todas elas é a solidariedade.

Alunos do curso de Engenharia Civil, por exemplo, uniram-se aos novatos numa iniciativa exemplar: procuraram parceiros e economizaram a própria verba de eventos para comprar tintas e, com elas, pintar os muros da Escola Municipal Anita Gaertner, de Curitiba. Ao todo, foram 224 metros de muros internos e 168 metros do lado externo da escola, com alturas variando entre dois e quatro metros, totalizando uma área de 1.055 metros quadrados pintados pelos novos e “velhos” futuros engenheiros da UFPR.

Projeto

Amanhã, dia 08 de março, veteranos e seus “bixos” de vários cursos da universidade farão uma primeira reunião no Anfiteatro 100 do Edifício D. Pedro I para programar as ações de uma iniciativa ainda maior: o projeto Trote Cidadão. Este é um projeto que abrange várias iniciativas durante o mês de março, como a Semana de Ação e Cidadania, no período de 24 a 28 (realização de debates sobre temas atuais diversos – questão ambiental, economia solidária, saúde, direito à cidadania, política eleitoral, entre outros) e o Dia do Trote Cidadão, em 29 de março, com a promoção de atividades de cidadania em uma comunidade a ser definida.

O estudante do 3º período de Ciências Econômicas, Felipe Alejandro Guerrero Rojas, comenta o potencial que os universitários têm para ser utilizado em prol das comunidades. Ele citou que o estado do Paraná tem cerca de meio milhão de analfabetos e afirma: “Nós estudantes aprendemos tantas coisas aqui [na universidade] e poderíamos fazer algo pela sociedade”.

Felipe disse ainda que a participação do Departamento de Economia poderia ser através de repasse de conhecimentos sobre microcrédito, economia solidária e desenvolvimento sustentável para comunidades carentes.*

*Informações obtidas no site da UFPR.

Veja também:
05/03: Campanha Calouro Humano, da Uerj, conscientiza novos alunos.
04/03: Furg promove semana de trote solidário.
31/01: Federal de Goiás faz campanha anti-trote.

Por Camila Mitye