Provas do Vestibular 2018 da Unicamp continuam nesta segunda-feira (15)

No primeiro dia de provas, o processo seletivo registrou abstenção de 11,3%.
Em 15/01/2018 07h54 , atualizado em 15/01/2018 09h17 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas da 2ª fase do Vestibular 2018 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) continuam nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro. O segundo dia de avaliação será composto por 18 questões dissertativas, sendo seis sobre cada uma das disciplinas: Matemática, Geografia e História. 

O exame terá início às 13h, mas os candidatos são orientados a chegarem com antecedência aos locais de provas. Bem como no primeiro dia, os vestibulandos devem apresentar um documento de identidade, caneta preta fabricada em material transparente, lápis e borracha.

Primeiro dia

Dos mais de 15,4 mil estudantes convocados para a segunda fase, 1.749 não compareceram ao primeiro dia de provas, gerando uma abstenção de 11,3%. O índice de faltosos é maior que o registrado na última edição, quando 10% dos convocados faltaram às provas.

Ontem, os candidatos responderam questões sobre Língua Portuguesa e Literaturas e fizeram uma Redação. Foram 12 questões dissertativas, além de duas propostas de dissertação: um texto para uma palestra, a ser lido em voz alta, e um artigo de opinião.

Veja a correção comentada do UOL

Veja o caderno de provas do primeiro dia

O tema da palestra era uma explicação sobre “pós-verdade”, com base na Oxford Dictionaries, que definiu esse termo como a palavra do ano de 2016. A coletânea fez ligação com as redes sociais e as consequências que a disseminação das chamadas fake news (notícias falsas) podem trazer para a sociedade.

Já o artigo de opinião teve sua proposta a partir de um discurso de ódio publicado em uma rede social. No texto, os vestibulandos tiveram que dissertar sobre a seguinte questão “Há limite para liberdade de expressão?”.

Unicamp 2018

A 2ª fase deste vestibular termina amanhã, dia 16, quando os candidatos deverão responder questões de Física, Biologia e Química. As respostas esperadas nesta etapa serão divulgadas na quarta-feira.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 8 de fevereiro de 2018, com matrículas para o dia seguinte. No total, serão realizadas 12 convocações até o mês de março.

Vestibular

Mais de 75 mil candidatos participaram da primeira fase no dia 19 de novembro. As provas foram compostas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. A lista de selecionados para a segunda etapa saiu no dia 7 de dezembro e as notas da 1ª fase, no dia 21 do mesmo mês.

Candidatos dos cursos de Música já passaram pelos Testes de Habilidades Específicas. Para as carreiras de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança essas provas serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de janeiro. Os vestibulandos farão questões teóricas e práticas, de acordo com o curso.

Nesta edição, a Unicamp oferece 3.340 vagas em 70 cursos de graduação ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba, no interior de São Paulo. Outros detalhes podem ser obtidos no Manual do Candidato ou no site da Comvest.