Professores dão dicas para a redação do Vestibular 2017 da UERJ

Exame Discursivo possui características específicas em sua produção textual.
Em 06/12/2016 15h00 , atualizado em 07/12/2016 15h15 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todo processo seletivo gera ansiedade em seus participantes, mas é na redação que está o maior medo de muitos estudantes. Com o Vestibular Estadual 2017 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) não é diferente, já que a produção textual da seleção tem aspectos específicos, além de exigir um bom conhecimento da Língua Portuguesa.

A UERJ exige um texto dissertativo-argumentativo, escrito em prosa, com o mínimo de 20 e máximo de 30 linhas. A presença do título na primeira linha da redação é obrigatória, diferente do Exame Nacional o Ensino Médio (Enem), no qual é opcional. O vestibular da UERJ também não exige a proposta de intervenção como no Enem, apenas uma conclusão que resuma o texto escrito. 

Dicas

Agora que você já conhece a estrutura da prova de redação da UERJ, os professores Diogo Comba, do Colégio Mopi, e Poliana Motta, da Escola Dínamis, trazem dicas importantes para qualquer estudante se sair bem na prova. Confira! 

-> Responda primeiro as questões discursivas e depois vá para a redação: a professora Poliana ressalta que as perguntas de língua portuguesa estão relacionadas ao tema da redação. Por isso, ao responder o que é pedido, o candidato já começa a acumular ideias para serem argumentadas no momento da produção textual. 

-> Organize-se: Poliana recomenda que o estudante tenha em mente as possíveis formas de argumentação, tenha noção do espaço que dispõe para escrever e use uma letra legível. 

-> Use um título criativo: como é necessário colocar título, que tal usar a criatividade para chamar a atenção de quem vai ler sua redação? Utilize algo que resuma a ideia central do que será argumentado. 


O estudante deve pensar em como o tema será abordado já no início da prova

-> Apresente a sua posição já no início: a professora recomenda que o aluno já apresente os pontos a serem discutidos logo no primeiro parágrafo, delimitando um posicionamento do que virá no restante do texto. 

-> Demonstre conhecimento: a interdisciplinaridade não é obrigatória no Exame Discursivo, mas os dois professores lembram que demonstrar conhecimento aprofundado sobre as disciplinas e saber aplicar isso no momento da redação é uma forma de chamar a atenção para a qualidade do texto. 

-> Cuidado com excessos: repetições, frases muito longas e argumentações que ficam dando voltas sem chegar a lugar algum tornam o texto cansativo e com pouco conteúdo. Segundo Diogo, muitas vezes o aluno narra os acontecimentos ao invés de argumentar. 

-> Preste atenção na coesão e na coerência: em relação à coesão - saiba usar os conectivos; relacione ideias presentes nos parágrafos. Sobre a coerência- leia o texto e veja se as ideias fazem sentido. 

-> Respeite a norma culta da Língua Portuguesa: evite erros ortográficos e preste atenção na gramática. 

Temas da Redação

Uma dúvida que surge toda edição é: qual será o tema deste ano? Os professores deram suas opiniões sobre as possíveis abordagens. 

Para Diogo, a aposta é de temas como: O ato de escrever; A indústria do entretenimento e Relações amorosas em tempos de redes sociais e aplicativos. Já Poliana posta em assuntos como A relação entre o indivíduo e a beleza nos dias atuais e A necessidade da compreensão dos laços humanos e a modernidade líquida. 

O Exame

O Exame Discursivo será realizado em 11 de dezembro. A etapa é composta por Prova de Língua Portuguesa Instrumental e Redação, além de outras duas específicas. Os locais de prova já foram divulgados e podem ser conferidos neste link.

Cada prova do Exame Discursivo vale 20 pontos, nota que será somada ao desempenho do Exame de Qualificação. Quem tirar menos de 20 pontos na somatória será desclassificado. 

O resultado será publicado em 18 de fevereiro. Outras reclassificações serão em abril, maio e julho. Além disso, algumas chamadas estão previstas para o segundo semestre. 

O Vestibular preencherá 5.977 vagas. Destas, 5.751 são para a UERJ, 176 na Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e 50 para o curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros. 

Mais informações no Edital


Relacionados

5ª reclassificação do Vestibular Estadual 2016 da UERJ é publicada
A UERJ publicou a listagem de convocados na quinta e última reclassificação do seu Vestibular Estadual 2016. Matrículas em 6 e 7 de dezembro.
Notícias
Brasil Escola transmite videoaulas para o Exame Discursivo 2017 da UERJ
Entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro, o Brasil Escola vai transmitir 10 videoaulas para o Vestibular 2017 da UERJ.
Notícias
FOCA NA UERJ - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Acompanhe no dia 5 de dezembro uma aula de Português e Literatura o Exame Discursivo do Vestibular da UERJ
Enem
UERJ aplica Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017 neste domingo
A UERJ aplica Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017 neste domingo. Questões dissertativas e redação serão a partir das 9h de hoje (11).
Notícias
UERJ divulga locais de prova do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017
A UERJ divulgou hoje (19) os locais de prova do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017. Seleção será realizada na manhã de 11 de dezembro.
Notícias
UERJ divulga notas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017
A UERJ divulgou hoje (23) as notas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017. Revisão da pontuação pode ser solicitada entre os dias 26 e 28/12.
Notícias
UERJ divulga respostas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017
Os padrões de respostas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017 da UERJ já estão disponíveis. Provas foram aplicadas na manhã de ontem (11).
Notícias