MEC adia provas do Enem 2015 em duas cidades de Santa Catarina

Os 4.542 estudantes participarão do exame em outras datas por causa dos riscos de inundações.
Em 23/10/2015 16h30 , atualizado em 23/10/2015 16h33 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 23 de outubro, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 nas cidades de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina. Os 4.542 estudantes não participarão dos exames neste fim de semana por causa do risco de alagamento devido as chuvas fortes que atingem a região. 

Leia também: saiba o que fazer na véspera do Enem

Os estudantes serão avisados por e-mail e SMS e a data posterior deve ser decidida na próxima semana. O exame deve ser aplicado no início de dezembro, segundo Mercadante. De acordo com o ministro, a alteração do cronograma é uma medida de segurança, já que os dois municípios ficam próximos à represa de Itajaí e, conforme monitoramento da Defesa Civil, a grande quantidade de água oferece perigo aos participantes no deslocamento para o Enem. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o novo cronograma não prejudicará os mais de 4,5 mil estudantes e suas participações no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não serão afetadas. 

Novos locais

Mais de 14,4 mil locais de provas foram alterados até ontem (22), os quais estão distribuídos em 1.723 cidades. Entre os motivos estão as fortes chuvas do Rio Grande do Sul, enquanto os outros cinco estados das regiões Nordeste, Norte e Sudeste tiveram alterações devido problemas como infraestrutura inadequada e reformas. 

Por Lorraine Vilela