Mais três Federais anunciam adequação à nova Lei de Cotas

UFAL, UFRRJ e UFMG informam a porcentagem que destinarão ao sistema de cotas em 2013.
Em 08/11/2012 10h15 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Alagoas informou ontem, 07 de novembro, que destinará 25% das suas vagas do Processo Seletivo 2013 para atender a nova Lei de Cotas. Os outros 25% necessários serão implantados até 2016.

Há nove anos a instituição já reservava 20% das vagas para afrodescendentes oriundos de escolas públicas. Agora foram acrescentados mais 5% e o total será dividido entre negros, pardos e índios. Todas as vagas são ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada ( SiSU).

UFRRJ

No final da tarde da última terça-feira, dia 06, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) anunciou que já para o próximo ano atenderá a nova Lei de Cotas em sua totalidade, reservando a ela 50% das vagas do Vestibular 2013/1. De acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado serão 51,8% das vagas do sistema de cotas destinadas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Todas as vagas da universidade também são disponibilizadas por meio do SiSU. A UFRRJ ainda informou que 10% entre as vagas destinadas à ampla concorrência dos cursos de Licenciatura serão reservadas para candidatos que sejam professores em atividade na rede pública de educação básica sem formação.

UFMG

Já a Universidade Federal de Minas Gerais divulgou nesta quarta-feira a retificação do edital do Processo Seletivo 2013, na qual a instituição atende ao mínimo exigido para o próximo ano e destina 12,5% das suas vagas para o sistema de cotas. Porém, na prática serão 13,67%, o que representa 912 vagas das 6.670 ofertadas.

Isso porque ao aplicar o percentual mínimo da nova lei certos não teriam nenhuma vaga em algumas modalidades. Assim, para atender às cinco categorias foi retirada, pelo menos, uma vaga da livre concorrência para as cotas. Com os 12,5% seriam 862 vagas para cotas. Para a ampla concorrência serão 5.758 postos.

Entre os dias 12 e 18 deste mês os inscritos no Vestibular 2013 da UFMG precisarão acessar ao sistema para escolher uma das modalidades de ingresso ofertadas pela nova lei. Aqueles que optarem pelas cotas deverão enviar os documentos necessários até o dia 19. Com esse sistema de cotas o Programa de Bônus da instituição, que existia desde 2009, foi extinto.

Por Dayse Luan