Inscrições para o Processo Seletivo 2013 da Unicamp estão abertas

Candidatos podem se inscrever até o dia 14 de setembro. Taxa é de R$ 135,00.
Em 20/08/2012 10h00 , atualizado em 20/08/2012 13h42 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deu início hoje, 20 de agosto, às inscrições para seu Vestibular 2013. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de setembro, exclusivamente pelo site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Faça aqui sua inscrição

Na primeira fase do Vestibular, prevista para o dia 11 de novembro, os candidatos serão condicionados a um teste com 48 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e duas redações. Já na segunda etapa, agendada para os dias 13,14 e 15 de janeiro de 2013, eles deverão responder questões discursivas sobre diferentes disciplinas. Este ano, os testes não serão aplicados nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro. 

Os candidatos aos cursos de Música deverão participar, ainda, de prova presencial de Habilidades Específicas entre os dias 21 a 24 de janeiro. O teste de Habilidade Instrumental, que seria composto pela gravação de material audiovisual e representaria 50% da nota da primeira etapa do Vestibular, foi cancelado devido ao pouco tempo disponível para preparação do vídeo.

Ao todo, estão sendo ofertadas 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp, além de dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A partir de agora, a quantidade de convocados para a segunda fase, em cada curso, será de seis vezes o número de vagas oferecidas.

Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será utilizada no cálculo da nota final do Vestibular, caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o resultado do exame de 2012 até o dia 15 de janeiro de 2013. Já para fins de classificação para a segunda etapa, o cadastro e as notas do ano passado deverão ser informadas até 30 de novembro.

Redução de taxa

Entre os dias 21 a 24 de agosto, a Comvest estará recebendo solicitações de redução parcial da taxa de inscrição. Para participar, o candidato regularmente matriculado deve estar desempregado ou receber até dois salários mínimos (R$ 1244) por mês. Os inscritos deverão apresentar documentação comprobatória na terça-feira, dia 28, das 9h às 20h no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. A divulgação do resultado está prevista para o próximo dia 31.

Isenção

Entre os dias 23 de abril e 31 de maio, a Unicamp realizou seu programa de isenção para o Vestibular 2013. Dos 6.306 vestibulandos inscritos, 4.613 foram beneficiados. Para participar do Processo Seletivo sem precisar pagar a taxa, o candidato contemplado deverá consultar seu código de isento, no e-mail ou site da Comvest, e preenchê-lo no ato da inscrição, que deverá ser feita no mesmo período dos demais candidatos.

Mais informações no Manual do Candidato ou pela Revista do Vestibulando.

Por Wanja Borges