Inep estuda alterar processo de correção das redações do Enem

Terceiro corretor pode ser substituído por uma banca de três corretores especialistas.
Em 28/02/2012 16h43 , atualizado em 28/02/2012 17h00 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), através de contato feito pelo Vestibular Brasil Escola, confirmou que estão sendo realizados estudos para alterar o processo de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alvo de críticas constantes.

Segundo a assessora de imprensa do Inep, Cristina Ruas, entre as propostas está a implantação de uma banca formada por três corretores para avaliar as correções com diferença de mais de 300 pontos. Até o Enem 2011, um corretor especialista era chamado para dar a nota final caso houvesse essa diferença entre as notas dadas pelos dois corretores.

Outro ponto que está sendo analisado é exatamente essa diferença de pontos para solicitar a avaliação da banca. Existe uma proposta para diminuir a margem, mas ainda não se sabe para quanto. A assessora Cristina Ruas fez questão de afirmar que nenhuma mudança foi aprovada ainda, ao contrário do que foi divulgado em alguns veículos de imprensa.

Oficinas

Até sexta-feira, 02 de março, o Inep está realizando uma oficina com professores credenciados de 24 instituições públicas de ensino superior para elaborar e rever questões que farão parte do Banco Nacional de Itens (BNI), do qual são retiradas as questões do Enem. O objetivo é ampliar o número de questões para possibilitar a aplicação de duas edições do exame por ano.

No final de janeiro deste ano, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que haverá duas edições do Enem em 2013, uma em cada semestre. A expectativa era que houvesse dois exames já neste ano, mas o Enem de abril foi cancelado em virtude do vazamento de questões do pré-teste e questionamentos judiciais sobre a correção do exame, principalmente em relação à redação.

Veja também:
A redação do Enem
Simulado Enem

Por Adriano Lesme