IME recebe inscrições para o Vestibular 2016/2017

Concurso vai selecionar jovens brasileiros para os cursos de Engenharia do instituto militar
Em 19/07/2016 10h42 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, está com as inscrições abertas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação (CACFG) 2016/2017. O vestibular recebe inscrições até 26 de agosto e a taxa é de R$ 100.

Podem se inscrever os brasileiros nato, com idade entre 16 e 21 anos completos até 31 de dezembro de 2016, que concluíram ou concluirão esse ano o ensino médio.

Faça aqui sua inscrição

Os candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa e que cursaram o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista integral podem solicitar isenção da taxa de inscrição, conforme prevê a Lei de Isenção. Também têm direito a isenção os dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em exercício de sua atividade.

O pedido de isenção de taxa deve ser enviado até 29 de julho, junto com os documentos comprobatórios indicados no Manual do Candidato, para o endereço abaixo. O resultado das solicitações de isenção será divulgado até o dia 5 de agosto.

Instituto Militar de Engenharia
Subdivisão de Concursos (SD/3)
Praça Gen. Tibúrcio, nº 80 - Praia Vermelha - Urca
CEP 22.290-270 - Rio de Janeiro-RJ

Vestibular

O Vestibular do IME vai selecionar candidatos para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa, para quem deseja seguir a carreira militar, e da Reserva, para os que não desejam seguir a carreira. São oferecidas 75 vagas para a Ativa e 23 para Reserva.

Os aprovados para o Curso de Formação poderão se graduar nas seguintes especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Os alunos da Ativa recebem alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

Provas

O processo seletivo do IME é composto por Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). O EI é o vestibular, constituído por duas fases, a primeira no dia 12 de outubro e a segunda entre os dias 24 e 27 de outubro. Veja abaixo o cronograma:

27/09: locais de prova da primeira fase
12/10: primeira fase - 15 questões objetivas de matemática, 15 de física e 10 de química.
17/10: classificados para a segunda fase
24/10: segunda fase - prova discursiva de matemática
25/10: segunda fase - prova discursiva de física
26/10: segunda fase - prova discursiva de química
27/10: segunda fase - prova mista de português/inglês e redação
06/12: resultado preliminar do EI
16/12: resultado final do EI

As provas do EI serão aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Vila Velha.

Os aprovados no EI deverão se apresentar ao IME no dia 9 de janeiro de 2017, para realizar a IS e o EAF entre os dias 10 e 13 seguintes. A matrícula dos selecionados no CACFG 2016/2017 ocorrerá em fevereiro.

Mais informações no Edital e Manual do Candidato.