IME encerra inscrições do Vestibular 2016/2017

Taxa é de R$ 100. São oferecidas 98 vagas para ingresso em 2017.
Em 26/08/2016 00h10 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) encerra as inscrições do Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação (CACFG) 2016/2017. A taxa é de R$ 100. 

Faça sua inscrição

Podem participar os brasileiros natos com idade entre 16 e 21 anos completos até 31 de dezembro de 2016. É preciso estar no terceiro ano do ensino médio ou já ter concluído os estudos. 

Seleção

O Processo Seletivo é composto por Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). As provas da seleção serão aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Vila Velha.

O Exame Intelectual será realizado em duas fases. A primeira é esperada para 12 de outubro, enquanto a segunda será recebida entre 24 e 27 do mesmo mês. 

Os locais de prova da primeira fase do EI serão conhecidos em 27 de setembro. A etapa será composta por 45 questões objetivas de física, química e matemática. 

Os nomes dos classificados para a segunda etapa serão publicados em 17 de outubro. A última fase do EI será constituída de questões discursivas de matemática, física, química, português/inglês e uma redação. 

Resultado

O resultado preliminar do Exame Intelectual será publicado em 6 de dezembro. Já a versão final estará disponível em 12 seguinte. 

Os aprovados no EI precisam se apresentar no IME em 9 de janeiro. Os convocados participarão da Inspeção de Saúde e do Exame de Aptidão Física entre 10 e 13 seguintes. As matrículas dos selecionados serão realizadas em fevereiro. 

Oportunidades

O Concurso de Admissão seleciona candidatos para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa, para quem pretende seguir a carreira militar, e da Reserva, para os candidatos que não desejam seguir carreira nas Forças Armadas. 

O IME oferece 75 vagas para a Ativa e 23 para a Reserva. Os aprovados para o Curso de Formação podem seguir as seguintes oportunidades dentro da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Os participantes da Ativa contam com ajuda na alimentação, assistência média e odontológica, alojamento e auxílio de custo mensal. 

Mais informações no Manual do Candidato.