IME abre inscrições para seu Vestibular 2017/2018

Os candidatos devem realizar as inscrições pela internet até dia 4 de agosto.
Em 26/06/2017 08h50 Por Rafael Batista

IME
IME
Crédito da Imagem: ime
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas até o dia 4 de agosto, as inscrições para o Vestibular 2017/2018 do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. Os interessados devem efetuar o registro de participação pela internet, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 100.

Inscreva-se aqui

Segundo o Manual do Candidato, os estudantes dependentes de ex-combates falecidos ou incapacitados em ação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou inscritos no CadÚnico do Governo Federal podem requerer a isenção de taxa. Neste caso, os pedidos devem ser realizados até dia 7 de julho via correspondência ou protocolados pessoalmente na Subdivisão de Concursos do IME.

A relação de candidatos isentos deve ser liberada no dia 20 de julho, mas os beneficiados não estarão automaticamente inscritos no vestibular, devendo efetuar a inscrição normalmente.

Veja o calendário completo do Vestibular.

Provas

Os locais de aplicação das provas estarão disponíveis no Cartão de Identificação do Candidato, que poderá ser impresso em até 15 dias antes da data prevista para o Exame Intelectual (EI). A primeira etapa, composta por prova objetiva de Matemática, Física e Química, está marcada para o dia 12 de outubro.

A previsão é de que a lista de estudantes aptos à segunda fase do EI seja liberada no dia 17 de outubro, as provas acontecem nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro. Nesta fase, os vestibulandos serão condicionados a exames discursivos de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.

Haverá aplicação de provas teóricas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Vila Velha.

Inspeção de Saúde e Aptidão Física

A divulgação do resultado final do Exame Intelectual deve ser publicada no dia 15 de dezembro e a convocação para a Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF) é esperada para o dia 22 seguinte. Os aprovados devem comparecer ao IME entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2018 para esses exames finais.

Sobre o vestibular

O Vestibular do IME tem a finalidade de selecionar candidatos para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa, para quem deseja seguir a carreira militar, e da Reserva, para os que não desejam seguir a carreira. São 74 oportunidades para a Ativa e 24 para a Reserva.

Saiba mais sobre a Carreira Militar

Os aprovados para o Curso de Formação poderão se graduar nas seguintes especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Os alunos da Ativa recebem alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que precisarem) e ajuda de custo mensal.

Para mais informações acesse o site do Vestibular 2017/2018 do IME ou o Manual do Candidato.