IFRS e PUCRS aplicam provas do Vestibular 2016 no Rio Grande do Sul

Quase 20 mil estudantes tentam uma vagas em cursos técnicos e superiores para o próximo ano
Em 06/12/2015 06h30 , atualizado em 07/12/2015 07h02 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste domingo, 6 de dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) aplicam provas dos seus Vestibulares de Verão 2016, no estado.

IFRS

Quase 10 mil estudantes concorrem a 2.628 vagas em cursos superiores e técnicos do IFRS. No caso dos cursos superiores, cerca de 4 mil candidatos disputam 795 vagas nos campi em Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Sertão e Vacaria. 

O curso mais concorrido é Tecnologia em Automação Industrial, em Canoas, com 17,20 candidatos por vaga. Em seguida, aparecem: Tecnologia em Sistemas para Internet, em Porto Alegre (15,11); Agronomia, em Vacaria (12,08); e Engenharia Mecânica, em Farroupilha (11,83). 

Veja a concorrência completa

As provas para ingresso nos cursos superiores do IFRS serão aplicadas das 14h às 18h30, nas cidades onde estão localizados os campi. Os candidatos devem comparecer com pelo menos 30 minutos de antecedência aos locais de provas, com documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta. Também é permitido levar água e alimentos para consumir fora da sala de prova.

O caderno de provas terá uma proposta de redação e 45 questões objetivas sobre as quatro áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os gabaritos serão divulgados amanhã, dia 7.

O resultado do Vestibular de Verão 2016 do IFRS está previsto para sair no dia 29 de dezembro. Mais informações no Edital.

PUCRS

A PUCRS realiza hoje o segundo e último dia de provas do Vestibular de Verão 2016. Ontem, os mais de 9,6 mil inscritos fizeram prova de redação, física, biologia e língua portuguesa. Hoje as provas serão de química, geografia, história, literatura, matemática e língua estrangeira, no total de 60 questões.

Os exames serão realizados das 16h às 20h, no campus da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. A PUCRS pede aos candidatos que cheguem às 15h e não esqueçam de levar documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta. Os portões serão abertos às 15h30.

Os gabaritos das provas serão divulgados amanhã, aqui no Brasil Escola, enquanto o resultado está agendado para quarta-feira, dia 9. Até 3.818 candidatos poderão ser aprovados em 69 cursos. Outros detalhes no Manual do Candidato.

Por Adriano Lesme