IFPR está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2016

Prazo segue até 20 de outubro com taxa de R$ 60. Oferta é de 1.255 vagas para cursos superiores.
Em 16/09/2015 08h44 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Tiveram início nesta terça-feira, 15 de setembro, as inscrições para o Vestibular 2016 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O prazo segue até 20 de outubro, exclusivamente pela internet. Já a taxa de R$ 60 deve ser paga até o dia seguinte.

Faça sua inscrição

Candidatos sem acesso à internet poderão utilizar os computadores disponibilizados nos campi do IFPR, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Eles deverão indicar apenas um curso de graduação, categoria de concorrência e língua estrangeira, na ocasião.

Estão sendo oferecidas 1.255 vagas para 20 cursos superiores ministrados nos campi Assis Chateaubriand, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. 

Isenção

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e candidatos que cursaram o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até 2 de outubro.

Para isso, eles precisam preencher o Formulário de Inscrição e o Questionário Sociocultural e entregar a documentação comprobatória, em um envelope lacrado, no respectivo campus. A divulgação do resultado está prevista para 13 de outubro. 

Vestibular

As provas serão aplicadas no dia 29 de novembro, das 14h às 18h, nas cidades de Assis Chateaubriand, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Os locais de prova serão liberados no dia 23.

Na ocasião, os vestibulandos serão submetidos a 50 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; mais Redação.

O gabarito será liberado no dia seguinte com prazo de três dias para recursos. A versão oficial sai em 17 de dezembro. Já a lista de aprovados é esperada até o dia 23 seguinte com matrículas para janeiro de 2016. Serão realizadas, ainda, quatro chamadas complementares.

Das oportunidades oferecidas, 60% são reservadas aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, 10% para autodeclarados pretos ou pardos, 5% para autodeclarados indígenas e 5% para candidatos com deficiência. Também há reserva de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo e-mail processoseletivo@ifpr.edu.br.

Por Wanja Borges