Estudantes pedem anulação do Vestibular 2012 da Uncisal

Erros de gramática e questões sem resposta são as principais reclamações.
Em 08/12/2011 18h37 , atualizado em 08/12/2011 18h58 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Cerca de 200 estudantes vão encaminhar amanhã, 09 de dezembro, um pedido de anulação do Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) ao Ministério Público Estadual (MPE). Entre os problemas a serem apresentados estão questões sem respostas, erros de português e falha na segurança.

As provas do Vestibular 2012 da Uncisal foram aplicadas no domingo, na segunda e na terça-feira dessa semana, dias 04, 05 e 06. Mais de quatro mil vestibulandos estão concorrendo as 440 vagas divididas entre os cursos oferecidos pela instituição.

Segundo o estudante Marcos Falcão, de 17 anos, concorrente ao curso de Medicina, “a prova contava com erros grotescos de ortografia e questões sem fundamento algum, além de questões de física sem nenhuma resposta compatível com as alternativas”. O estudante também relatou ao Vestibular Brasil Escola que os vestibulandos tinham liberdade para ir ao banheiro sem o acompanhamento do fiscal, o que possibilitava a conversa entre candidatos e o uso do celular.

A estudante Camila Ataide, 20 anos, que também concorre ao curso de Medicina, relata problemas parecidos. “Na minha sala o celular de um garoto tocou três vezes sem que o fiscal pedisse para desligar o aparelho”. De acordo com Camila, entre as 140 questões do vestibular da Uncisal, mais de 20 precisam ser anuladas por falta de resposta, além disso, a prova de redação tinha que ser assinada, o que é proibido em processos seletivos. “É desanimador estudar durante três anos em cursinho para depois se deparar com um processo seletivo tão mal organizado” – completa Camila.

Marcos e Camila fazem parte do grupo de estudantes que vão entregar amanhã um manifesto (veja aqui) ao promotor Jamil Barbosa. Eles querem que um novo processo seletivo seja realizado por outra empresa. O Vestibular 2012 da Uncisal foi organizado pela Exatus – Promotores de Eventos e Consultoria, empresa localizada no Paraná, que venceu a licitação.

Os Erros

O Vestibular Brasil Escola teve acesso a algumas imagens dos cadernos de questões. Nelas é possível conferir erros de gramática, como a palavra Áreas escrita com “I” (Árias), erros de concordância, como “diminui os poder”, e uma questão pedia para “Ver a tabela a seguir”, mas a prova não apresentava a tabela. As imagens podem ser acessadas nos links abaixo:

Imagem 1                      Imagem 5
Imagem 2                      Imagem 6
Imagem 3                      Imagem 7
Imagem 4                     

As reclamações referentes ao vestibular da Uncisal não partem apenas dos alunos. O professor de Física Ivys Urquiza, do cursinho Contato, de Maceió, afirma que a prova de Física é a que contém mais erros. Segundo Ivys, das 15 questões da disciplina, seis apresentam problemas no enunciado que impossibilitam a resolução das mesmas. O professor detalhou em seu blog os problemas relativos a cada questão, que são as de número 02, 04, 07, 10, 11 e 14.  “O que aconteceu em Alagoas foi uma Verdadeira aula de como não se realizar um vestibular” – afirma Ivys Urquiza.

Exatus

A empresa Exatus não divulgou em sua página eletrônica nenhum comunicado sobre os erros. No site é possível conferir apenas o formulário de recurso contra o gabarito do vestibular, que deve ser enviado por e-mail. O que chama atenção neste caso é que o endereço de e-mail para envio é pessoal, algo incomum na aplicação de processos seletivos.

O Vestibular Brasil Escola entrou em contato com a Exatus, mas nenhum diretor da empresa estava no local para dar informações. Segundo a Auxiliar Administrativa da Exatus, Caroline Udri, todos os diretores estão viajando no momento e não tinha ninguém na empresa que estava ciente do ocorrido. “O que eu posso dizer é que as reclamações que chegaram são sobre o gabarito apenas e não sobre a aplicação da prova” – afirma Caroline.

Uncisal

Nós também tentamos entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Uncisal, mas não fomos atendidos em nenhuma das ligações. No site da universidade há apenas uma nota oficial recomendando aos que se sentiram prejudicados a entrar com recurso contra o gabarito.

Esta é a primeira vez que a Exatus aplica provas do vestibular da Uncisal. Até o processo seletivo anterior as provas eram aplicadas pela Vunesp.

Veja também:
07/12: Liberados gabaritos do Vestibular 2012 da Uncisal
Conheça a Uncisal

Por Adriano Lesme