Topo
pesquisar
Em 19/01/2016 00h01, atualizado em 19/01/2016 09h05

Estão abertas as inscrições para o ProUni 2016/1

Notícias

Programa concede 203.602 bolsas de estudo em faculdades particulares. Prazo segue até 22 de janeiro. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

Foram abertas nesta terça-feira, 19 de janeiro, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2016/1, que concederá 203.602 bolsas de estudo em 30.931 cursos de graduação de faculdades particulares. Elas serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, até as 23h59 de sexta-feira, 22.

Inscreva-se no ProUni 2016/1

Podem se inscrever estudantes que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 com desempenho superior a 450 pontos na média e nota diferente de zero na redação. Eles também deverão comprovar que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituição privada.

Estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e em instituição privada, na condição de bolsista integral, bem como pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, também poderão se inscrever no ProUni 2016/1.

Além de informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2015, eles deverão informar endereço de e-mail e número de telefones válidos, dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar e até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme preferência.

Resultado

A primeira chamada será publicada no dia 25 de janeiro e os pré-selecionados terão até 1º de fevereiro para comparecer à respectiva instituição para comprovação das informações prestadas no ato da inscrição. Já a divulgação da segunda convocação está prevista para 12 de fevereiro com prazo até o dia 18 para matrícula.

Candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo terão direito às bolsas integrais. Já as bolsas parciais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. Os limites de renda não se aplicam aos professores da rede pública.

Os interessados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 26 e 29 de fevereiro. O resultado sai em 3 de março e os selecionados deverão comparecer à respectiva instituição entre os dias 8 e 9 de março para entregar a documentação comprobatória. Na última edição foram ofertadas 116.004 bolsas, sendo 68.971 integrais e 47.033 parciais.

Mais informações podem ser obtidas no Edital ou no site do ProUni.

Por Wanja Borges

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola