Começam as inscrições do XV Vestibular dos Povos Indígenas do PR

Ficha de inscrição e documentos devem ser entregues em uma das 8 universidades até 23 de outubro.
Em 08/09/2015 08h20 , atualizado em 08/09/2015 08h23 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições do XV Vestibular dos Povos Indígenas, no Paraná. O Processo Seletivo oferece vagas em setes instituições estaduais e uma federal destinadas aos índios. A candidatura é realizada nos campus das universidades participantes e pode ser feita até 23 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h. 

Preencha a ficha de inscrição
Acesse o Questionário Socioeducacional

Serão recebidas, também, inscrições por Sedex com Aviso de Recebimento (AR), cujo envelope deverá conter Ficha de Inscrição preenchida e assinada, Questionário Socioeducacional e documentação especificada neste Edital. O endereço para envio é o seguinte:

Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)- Campus Universitário
Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, km 38
CEP: 86.057- 970
Caixa Postal: 10.011
Londrina - Paraná  

Os candidatos do Vestibular Indígena não fazem a escolha do curso no momento da inscrição, mas sim na matrícula institucional. Participam do Vestibular a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Vestibular

Nesta edição, as provas serão aplicadas pela UEL, a qual estará junto à Comissão Universidade Para Índios (CUIA). A universidade disponibilizará alojamento e alimentação para os candidatos nos dias em que eles estiverem em seu campus. A cada ano, uma das instituições fica responsável pela realização do Processo Seletivo.

A seleção será realizada em 10 e 11 de dezembro. No primeiro dia, será aplicada a prova oral em Língua Portuguesa. O segundo contará com cinco questões objetivas de cada disciplina do Ensino Médio, além de uma Redação. 

O resultado final será publicado em 18 de janeiro de 2016. O Manual do Vestibular especifica as vagas apenas de algumas universidades. A UFPR, por exemplo, oferece 72 vagas em 65 cursos de Curitiba e Matinhos. Já a Unespar preencherá 43 oportunidades. A UEPG disponibilizou 84 postos para esta edição, enquanto a UENP está com 39. A UEM limitou ao máximo de duas matrículas por curso. 

O Vestibular Indígena tem como base a legislação estadual. A Lei nº 14.995/2006 deu nova redação à Lei 13.134/2001, aumentando a reserva de três para seis vagas nos processos seletivos de cada instituição estadual paranaense para indígenas do Estado. 

Mais informações no Edital, no Manual do Vestibular e pelo site do processo seletivo.

Por Lorraine Vilela


Relacionados

UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná aderiu ao Enem e SiSU para metade das vagas a partir de 2015
Universidades
Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Metade das vagas é preenchida através do vestibular tradicional e a outra metade pelo SiSU.
Universidades
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui um dos vestibulares mais concorridos do sul do Brasil. Saiba mais sobre cursos, cotas e uso do Enem.
Universidades
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Universidade Estadual de Maringá possui dois processos seletivos, o vestibular e o PAS, e oferece vagas em seis municípios paranaenses.
Universidades
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
UEPG tem influência em mais de 20 municípios da Região Centro-Sul do Paraná e é uma das universidades mais conhecidas do Sul do Brasil.
Universidades
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
A UENP é formada pela união de cinco faculdades do norte paranaense, nas cidades de Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.
Universidades
Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
Se informe sobre a história da Unespar, quais são os campi, quais os cursos e como é o sistema de cotas e o vestibular da Universidade Estadual do Paraná.
Universidades
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A UFPR oferece 70% das vagas pelo vestibular e 30% pelo SiSU, nas cidades de Curitiba, Palotina, Matinhos, Pontal do Paraná e Jandaia do Sul.
Universidades