Cederj recebe pedidos de isenção e inscreve para cotas do Vestibular 2016

Solicitações serão recebidas até o dia 2 de outubro. Resultados serão publicados em 30 seguinte.
Em 14/09/2015 15h11 , atualizado em 14/09/2015 15h20 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Consórcio Cederj) abriu na tarde desta segunda-feira, 14 de setembro, o período dos pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2016, assim como a pré-inscrição no Sistema de Cotas e das Ações Afirmativas. O prazo segue até 2 de outubro.

Solicite a isenção ou faça sua pré-inscrição

O benefício será concedido para os candidatos que já concluiram, ou estão terminando o Ensino Médio este ano, que possuam renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 1.017. Os participantes que desejam fazer a pré-inscrição no Sistema de Cotas (Lei Estadual nº 5.346/2008) precisam, obrigatoriamente, solicitar a isenção e enviar a documentação comprobatória especificada neste Edital

Sistema de Cotas

A pré-inscrição para o Sistema de Cotas é destinada apenas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Química, todos oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A participação é destinada aos oriundos de escolas públicas; autodeclarados negros ou indígenas; portadores de deficiência e filhos de militares incapacitados ou mortos em serviço. 

Além da documentação especificada no item da solicitação de isenção, os candidatos ao Sistema de Cotas devem enviar, ainda, os documentos comprobatórios referentes a categoria em que se encaixam. 

Os estudantes do Pré-Vestibular Social do Cederj também precisam preencher os requerimentos de isenção pré-inscrição no Sistema de Cotas, caso desejem participar desta categoria. Os alunos que não pretendem ser cotistas estarão automaticamente isentos, mas terão que se inscrever normalmente entre os dias 4 e 15 de novembro. 

Ações afirmativas

As Ações Afirmativas contemplam os cursos de Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Tecnologia em Sistemas de Computação, em Segurança Pública e em Gestão de Turismo, além das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo. As vagas serão oferecidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Para participar, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, além de ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Há oferta de vagas para cotas raciais (negros, pardos ou indígenas) e oportunidades para vestibulandos com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Professores da rede pública também estão inclusos nas Ações Afirmativas.

Os candidatos precisam enviar a documentação comprobatória especificada no Edital, informando o número de inscrição no Enem 2014. Professores da rede pública devem comprovar o vínculo empregatício, digitalizando os três últimos contra-cheques. 

Resultados

Os resultados dos pedidos de isenção, participação no Sistema de Cotas e Ações afirmativas serão publicados em 30 de outubro. Os contemplados devem se inscrever no Vestibular até 15 de novembro. 

Mais informações no Edital ou no site do Cederj.

Por Lorraine Vilela