Campanha Calouro Humano, da Uerj, conscientiza novos alunos

Em 05/03/2008 15h40 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, promove desde 1997 a Campanha Calouro Humano: trote ecológico e Campanha Antitabagista, que dá as boas vindas aos alunos que estão ingressando na instituição.

Esta Campanha propõe várias atividades culturais, de solidariedade e de conscientização para que os alunos interajam e não tenham que passar por trotes violentos e/ou humilhantes.

Uma destas atividades é o Trote Ecológico, onde calouros e veteranos fazem uma coleta de lixo na praia da Barra da Tijuca. No mesmo evento, tendas são armadas nas areias da praia para expor fotos e promover atividades como educação ambiental infantil e orientação aos banhistas.

Outra preocupação da Universidade em relação aos calouros é que eles não criem o hábito de fumar e, se já fumam, que possam abandonar o vício. A Campanha Antitabagista do Calouro Humano distribui folderes explicando os malefícios que o cigarro causa. Os calouros que já fumam poderão receber ajuda para largar o cigarro e serão encaminhados ao Ambulatório de Controle do Tabagismo, que faz parte do Serviço de Pneumologia do HUPE, Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Por Marla Rodrigues, com a colaboração do visitante Davi Salazar.