Adesão ao Enem e ao SiSU cresceu entre universidades públicas

Em 20/10/2011 16h54 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Desde o ano passado, todas as universidades federais utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de alguma forma no ingresso aos cursos de graduação. Neste ano a história se repete, mas com um número maior de instituições substituindo seus vestibulares pelo exame do Ministério da Educação (MEC).

Entre as 59 universidades federais, 30 já confirmaram que irão utilizar este ano o Enem como critério único de seleção para todas as vagas dos cursos superiores, contra 24 do ano passado.

Das universidades federais que aderiram integralmente ao Enem, 24 optaram por participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e seis decidiram receber as notas do Enem e montar a lista de aprovados. No ano passado, 19 federais aderiram integralmente ao SiSU.

Veja aqui como cada universidade utiliza o Enem

O SiSU que utilizou as notas do Enem 2010 teve a participação de 34 universidades federais, sendo 19 com todas as vagas e 15 com parte das vagas. O próximo SiSU deve ter adesão de 37 federais, com 13 delas participando com apenas algumas vagas.

Nenhuma das universidades que substituíram o vestibular pelo Enem em 2010 voltou atrás em 2011. Seis federais se juntaram a elas este ano: do Rio de Janeiro (UFRJ), de Uberlândia (UFU), de Rondônia (UNIR), de Alagoas (UFAL), do Acre (UFAC) e de Itajubá (Unifei).

Estaduais

As universidades estaduais também estão cada vez mais aderindo ao Enem e ao SiSU. Em 2010, sete instituições estaduais usaram o exame do MEC nos seus processos de seleção, sendo que três aderiram ao SiSU. Neste ano, até agora 11 já confirmaram a adesão ao Enem e, entre elas, cinco ao SiSU.

Apenas as estaduais de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Norte Fluminense (UENF) aderiram de forma integral, mas podem ter a companhia da estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que decide se adere ou não em novembro.

As provas do Enem 2011 serão realizadas no próximo final de semana, dias 22 e 23 de outubro. O Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Oficina do Estudante, vai trazer a correção comentada das questões a partir das 18h dos dois dias.

Veja também:
Página Especial sobre o Enem 2011
Como funciona o SiSU?

Por Adriano Lesme