5 livros para vestibulandos lerem nas férias

Obras de Machado de Assis e Guimarães Rosa costumam ser cobradas em processos seletivos
Em 11/01/2018 18h17 , atualizado em 12/01/2018 16h42 Por Silvia Tancredi

Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Alguns vestibulares cobram a leitura de obras literárias nas provas de literatura. Geralmente, a organização dos processos seletivos escolhe livros famosos de autores brasileiros renomados, como Machado de Assis e Guimarães Rosa

Para quem vai prestar vestibular em 2018, uma boa maneira de descansar e estudar nas férias é ler obras cuja leitura já foi exigida ou livros que foram escolhidos para caírem nos próximos vestibulares de universidades importantes, entre as quais Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

O Brasil Escola listou cinco obras fundamentais da literatura brasileira que vão cair nos próximos vestibulares. Confira!

1- 50 Contos - Machado de Assis

Livros de Machado de Assis costumam
cair em vestibulares

É comum que os vestibulares trabalhem com um dos contos. “O Espelho”, por exemplo, vai cair no vestibular 2019 da Unicamp. A compilação, feita pelo autor John Gledson, reúne contos famosos e outros desconhecidos na ordem em que eles foram publicados. 

Veja abaixo sobre o que falam alguns dos principais contos:

O espelho: o texto apresenta como personagem central o alferes Jacobina, o qual passa por uma crise de identidade, pois não reconhece o seu “antigo eu” antes de chegar a essa posição. Este conto de Machado de Assis retrata que o homem tem duas almas, sendo uma que olha de dentro pra fora e outra que olha de fora pra dentro.

O alienista: um dos contos mais conhecidos de Machado de Assis. Ele relata a história do médico Simão Bacamarte que constrói um asilo para abrigar e, com isso, estudar a mente de vários loucos que encontra pela cidade. 

A cartomante: também é um dos contos que têm destaque nos vestibulares. O texto aborda a traição da esposa do personagem principal, Camilo. Desconfiado, ele resolve consultar uma cartomante. 

Iracema é um dos livros mais
famosos de José de Alencar

2- Iracema - José de Alencar

O autor José de Alencar também é figura fácil na lista de autores cujas obras literárias são cobradas em vestibulares. Em 2019, Iracema cairá no da (Fuvest), que organiza a seleção da USP. Em 2018, foi abordado no da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. 

Iracema apresenta com detalhes a história de amor entre Martim, um branco português colonizador, e a Iracema, uma índia, no início de 1600 na região que, no futuro, seria o estado do Ceará. 

Na obra está presente a famosa descrição de Iracema como sendo a “virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira”.   

3 - O cortiço - Aluísio Azevedo 

O Cortiço será cobrado do Vestibular 2019
da Fuvest

 

A mais famosa obra de Aluísio Azevedo caiu no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2018. Já neste ano será cobrada no vestibular 2019 da Fuvest. 

O livro mostra a história de personagens que moram no cortiço, entre os quais João Romão, o dono do local, Miranda, o vizinho, Jerônimo, o empregado do Romão, e Rita, a amante dele. 

Considerado um dos romances da estética realista-naturalista, o Cortiço mostra a decadência dos personagens, os quais se veem envolvidos em situações de mentiras, falta de escrúpulos, traições, crimes, explorações, pobreza, entre outras.

4- A hora da estrela - Clarice Lispector 

Clarice Lispector é uma das maiores
escritoras brasileiras

Vários vestibulares já abordaram livros de Clarice Lispector, uma das maiores escritoras que o Brasil já teve. Só no ano passado, a obra A hora da Estrela foi cobrada em provas da Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da UFRGS.

Ambientada no Rio de Janeiro, a história tem como personagem a alagoana Macabéa, que se mudou criança para a cidade maravilhosa. O romance foca na vida humilde da nordestina, que carece de brilho. Depois de perder o namorado para outra mulher, que tinha os atributos que lhe faltavam, entre eles, sensualidade, Macabéa vai a uma cartomante, a qual vislumbra um futuro glorioso para ela. O resultado é surpreendente.

5- Sagarana - Guimarães Rosa 

Livro cairá nos vestibulares 2019
da Fuvest e Unicamp

Outro renomado escritor brasileiro, Guimarães Rosa tem lugar cativo nos vestibulares do País. Neste ano, o livro Sagarana será cobrado em dois dos principais: o da Fuvest e da Unicamp. Em 2017, caiu no processo seletivo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 

O livro é uma coletânea de nove contos cujas histórias se passam no interior de Minas Gerais. Os “causos” mostram detalhes e características da cultura e do ambiente mineiro. Veja abaixo sobre o que falam três contos:

O burrinho pedrês: mostra a história de um burro idoso e experiente que é escalado para levar uma boiada. Durante o trajeto, são relatados causos, como o de Silvino, que quer matar o vaqueiro Badu, por ter perdido a namorada para ele.

A volta do marido pródigo: mesmo casado com Maria Rita, Laio tem como sonho morar no Rio de Janeiro. Ele resolve se aventurar na cidade maravilhosa e gozar a vida boêmia que tanto quis. Ao retornar à sua cidade, Laio encontra sua esposa casada com outro e resolve reconquistá-la.

Duelo: relata a história de vingança de Cassiano, o qual viu seu irmão ser morto por Turíbio. Amigo de Cassiano, Timpim Vinte-e-um consegue vingar o amigo ao matar Turíbio.


Relacionados

Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
4 formas de estudar no exterior durante as férias
Listamos quatro opções de estudos no exterior que você pode fazer durante as suas férias escolares! Se você sonha estudar no exterior, mas não pode ou não quer ficar tanto tempo fora, pode recorrer aos cursos de curta duração e programas de verão – que são tão ótimos quanto variados.
Estudar no Exterior
Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
7 sites para baixar livros de graça e sem pirataria
Algumas obras que caem no vestibular podem ser disponibilizadas de graça na internet, mas sem pirataria. Saiba como encontrar e esses livros e economize nos materiais de estudo. Existem obras em domínio público, como as dos autores Machado de Assis, José de Alencar e Aluísio de Azevedo.
Dicas de Vestibular
Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
A importância da leitura na qualidade de vida
Ler é uma atividade de que melhora a qualidade de vida das pessoas. Benefícios vão desde a diversão até o crescimento profissional.
Blog do Vestibular
Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
Confira 5 dicas aos vestibulandos de como estudar nas férias
Gestor escolar compartilha cinco dicas para os estudantes que estão se preparando para o Enem e vestibular conciliar os estudos durante as férias escolares.
Notícias
Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
Férias: estudar ou descansar em ano de vestibular e Enem?
Julho é mês de férias. Mas, quem é vestibulando pode ficar na dúvida entre estudar e descansar nesse período. Veja o que dizem especialistas em educação.
Notícias
Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
Livros para o Vestibular da Fuvest 2019
Veja os livros que serão cobrados no Vestibular 2019 da Fuvest. As obras literárias que são obrigatórias para o vestibular da Fuvest e dicas de estudo.
Fuvest
Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
Obras Literárias para os Vestibulares 2018
Confira os livros exigidos para os Vestibulares de Verão 2018 da Cásper Líbero, Fuvest, UEM, UERJ, UFGD, Unicamp e outras universidades.
Blog do Vestibular
Livros podem ser uma descontração nas férias escolares
UFRGS divulga lista de livros para Vestibular 2019
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou nesta quarta-feira, 11 de abril, os livros que serão cobrados no Vestibular 2019.
Notícias