Topo
pesquisar
Em 03/12/2007 01h55, atualizado em 18/09/2014 07h58

Os principais países para intercâmbio

Intercâmbio

Por Dayse Luan
Estudar um pouco da história e dos costumes do país ajuda a escolher o melhor destino
Estudar um pouco da história e dos costumes do país ajuda a escolher o melhor destino
PUBLICIDADE

Fazer intercâmbio é uma prática que se tornou mais acessível nos últimos anos entre os brasileiros. Há vários programas e formas de estudar, trabalhar ou fazer ambas as coisas no exterior. Os destinos também podem variar de acordo com o objetivo e com a renda do viajante.

O Canadá é o lugar que mais recebeu brasileiros nos últimos 10 anos, de acordo com uma pesquisa feita pelo site Exame.com. O país é o mais procurado para cursos de idiomas, de férias, programas de trabalho e para fazer o ensino médio. Esse destino só perde para os Estados Unidos, entre os brasileiros, em relação ao ensino superior e à pós-graduação. Os dois países são os mais buscados por interessados em aprender inglês. Em terceiro lugar está o Reino Unido.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre as pessoas que preferem o espanhol como idioma, os locais mais procurados são Espanha, Argentina — que é a opção mais econômica — e Chile, que, por sua vez, atrai muitos intercambistas brasileiros em razão da proximidade com o Brasil e do estilo de vida dos hermanos.

Entre os intercambistas, 73% referem-se àqueles com idade de até 17 anos. Entre 18 e 30 anos, somam-se 20%. Os 7% restantes são de pessoas entre 31 e 50 anos.

O tempo de estadia varia bastante de acordo com o objetivo da pessoa. Segundo a jornalista Brenda Bellani, do Hotcourses Brasil, que é voltado para o ensino superior, cursos de inglês costumam durar de uma semana a um mês. Já as pós-graduações vão de um a quatro anos, dependendo do nível de estudo e do curso desejado. 

De acordo com Brenda, Holanda e Austrália são países que também estão destacando-se ultimamente no gosto dos brasileiros. Já o site Exame.com aponta Malta, África do Sul e China como destinos que também estão se popularizando aqui no Brasil.

Custos

Em média, para fazer um curso de idioma no exterior, os brasileiros investem cerca de U$ 4,8 mil. Para cursos de férias, o preço fica em torno de U$ 5,8 mil, enquanto nos programas de trabalho o valor é de U$ 6,2 mil. Para estudos mais longos, como o de ensino médio, superior e pós-graduação, o investimento varia entre U$ 15 mil e U$ 25 mil.

Também existem programas como o Au Pair e True que integram estudo e trabalho. Eles possuem preços mais razoáveis e com possibilidade de pagar o investimento com o dinheiro recebido lá fora. Geralmente os destinos desses programas são Estados Unidos e França. As mulheres costumam trabalhar em casas de família, cuidando de crianças, e os homens, em bares e restaurantes, sempre respeitando o horário para estudo do intercambista.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola