Topo
pesquisar
Em 03/12/2007 02h05, atualizado em 06/05/2014 12h10

As principais universidades

Intercâmbio

Por Marla Rodrigues
Qual lugar no mundo vai melhorar sua formação acadêmica?
Qual lugar no mundo vai melhorar sua formação acadêmica?
PUBLICIDADE

Atualizado por Dayse Luan

Na Alemanha, a universidade que mais recebe alunos brasileiros é a Universidade Staatliche Hochschule Fur Musîk- Karlsruhe que tem trabalhos voltados para a pesquisa em área artística. Outro estabelecimento de ensino é a Universidade Católica de Eichstätt Ingolstadt (KUEI), que recebe alunos de todas as áreas de ensino.

Já no Canadá as principais faculdades são da Universidade de Quebec em Montreal e da Universidade de Saint Marys. Ambas recebem estudantes de todas as áreas de ensino, mas particularmente de artes.

Na Espanha há mais oferta de universidades dispostas a receber alunos brasileiros, principalmente quando subsidiados por alguma instituição brasileira de ensino superior, com ênfase em mestrados e doutorados. As principais são: Universidade de Salamanca, Universidade de Barcelona, Universidade de Múrcia, Universidade de Granada e Universidade Autônoma de Barcelona.

Nos Estados Unidos as áreas de atuação mais fortes são medicina e artes. Aquelas que mais contêm convênios com universidades brasileiras são Auburn University, University of Miami - School of Medicine, University of Wyoming, Universidade de Cincinnati e Universidade de Ohio. 

Na França as áreas mais fortes são comunicação, direito ambiental e até mesmo agricultura. Os principais convênios são com a Université Michel de Montaigne Bordeau III, Universidade de Limoges, Universidade de Cergy-Pontoise e Universidade de Montpellier I e II.

Na Austrália a principal universidade é a Universidade de Sydney. No Chile é a Universidade de Chile e a Pontifica Universidade Católica do Chile.

Para quem ainda não ingressou em nenhuma universidade brasileira e quer iniciar seus estudos de ensino superior fora do País é preciso pesquisar quais são as universidades que mais lhe agradam e a forma de “vestibular” de cada instituição, essa pesquisa pode ser feita pela internet, procurando em sites. As maneiras de entrar variam de país para país e algumas delas não aceitam alunos estrangeiros.

Agora porém, com o Programa Ciências sem Fronteiras, a lista de centros de estudos que aceitam estudantes brasileiros aumentou, principalmente nos EUA. Instituições como Virginia State University, City College of San Francisco, Auburn University e até Harvard aceitam alunos do Brasil. Confira a lista completa de universidades pelo mundo que aderiram ao programa nesta página.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola