Telecomunicações

Por Marla Rodrigues

Os satélites necessitam de sistemas de informação criados por este profissional
Os satélites necessitam de sistemas de informação criados por este profissional
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje em dia atrás de tudo aquilo que usa tecnologia tem um profissional de telecomunicações. Há no mercado celulares que fazem de tudo, tiram fotos, fazem vídeos, tocam músicas, trocam informações e acessam internet (o menos importante é ser telefone). Os computadores, então, nem se fala. Estas técnicas têm o nome de convergência – capacidade de transmitir voz, dados e imagens com segurança e qualidade.

O profissional de telecomunicações desenvolve e implanta sistemas de transmissão de sinais digitais e analógicos por meio de satélites, cabos metálicos, fibras ópticas e microondas. Sua função é melhorar a qualidade dos sinais e controlar equipamentos de emissoras de rádio e tv. É possível trabalhar na área de telefonia fixa e móvel, internet e intranet, além de analisar projetos de telecomunicações, dar suporte técnico e manusear sistemas que envolvam antenas e satélites.

Mercado de trabalho

O mercado cresce aos poucos, mas com a popularização da internet sem fios – wireless – e com a chegada da TV digital no Brasil, a situação só tende a melhorar. As maiores empresas empregadoras são as de telefonia fixa e móvel e multinacionais que produzem equipamentos eletrônicos. As contratações são para atuar na manutenção de sistemas e desenvolvimento de novas tecnologias.
Este curso pode ser tecnológico ou habilitação de graduação em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica ou Engenharia de Telecomunicações.

O profissional formado pode:

- Planejar, projetar, implantar e operar sistemas de telecomunicações;
- Criar e desenvolver serviços que desenvolvam o potencial de redes e sistemas de telecomunicação e
- Implantar e gerenciar serviços de transmissão de voz, dados e imagens.

O curso

Algumas disciplinas estudadas no curso são cálculo, física, álgebra, desenho técnico, lógica de programação, eletricidade, estatística, materiais elétricos, comunicação de dados, sistemas digitais, eletrônica, telefonia, comunicações ópticas, processamento digital de sinais, propagação e antenas, TV e ondas.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: IESB
Goiás: IFG; Universo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Região Nordeste
Bahia: Universo
Paraíba: IFPB

Região Norte
Amazonas: IFAM
Pará: IFPA

Região Sudeste
Minas Gerais: Universo; Univale
Rio de Janeiro: IFF; UCP; Estácio; Universo; FATEC
São Paulo: Unicamp; FATEF; USM; Uninove

Região Sul
Paraná: UTFPR; FATEC-PR
Rio Grande do Sul: FATEC Senai
Santa Catarina: IFSC