Topo
pesquisar

Técnicos

Guia de Profissões

Conheça os principais cursos técnicos e os detalhes sobre as profissões
PUBLICIDADE

Os cursos técnicos são voltados, principalmente, para jovens que estão no ensino médio e desejam aprender um ofício para entrarem no mercado de trabalho. Esses cursos são a porta de entrada para o primeiro emprego de muitos jovens, pois possuem foco na profissionalização e nas exigências do mercado.

No Brasil, os cursos técnicos podem ser divididos nas modalidades integrado, subsequente e Proeja.  

Os cursos técnicos integrados são direcionados para estudantes que concluíram o ensino fundamental e querem cursar o ensino médio e o técnico juntos. Eles têm a duração de quatro anos.

A modalidade subsequente é para jovens que concluíram o ensino médio. É um curso de formação profissional com duração de dois anos.

Já o Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) é voltado para pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio. Ele tem uma abordagem diferente, pois boa parte dos alunos abandonaram os estudos por alguns anos. Tem duração de quatro anos.

Os melhores cursos técnicos estão localizados nos institutos federais e nas escolas do Sistema S (Senac, SESI, Senai e Sesc). Veja abaixo alguns deles:

Artigos de Técnicos

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola