gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 19/05/2016 16h35, atualizado em 19/05/2016 16h36

Meio Ambiente

Guia de Profissões

A preocupação com a responsabilidade ambiental vem abrindo espaço para a atuação do Técnico em Meio Ambiente. Por Rafael Batista
O Técnico em Meio Ambiente deve propor soluções para diminuir os impactos ambientais de empresas e indústrias
O Técnico em Meio Ambiente deve propor soluções para diminuir os impactos ambientais de empresas e indústrias
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Meio Ambiente é estruturado por competências e habilidades específicas relativas à natureza, seus processos, alterações e impactos ambientais. Fazem parte da grade curricular os estudos relativos às tecnologias preventivas e corretivas com vistas à melhoria, recuperação e preservação ambiental.

Um profissional formado é capaz de diagnosticar parâmetros indicadores de qualidade de vida e apontar soluções na perspectiva da sustentabilidade. Cada módulo do curso engloba um grupo articulado de aptidões que correspondem a determinadas atividades no mercado de trabalho, o que concede ao aluno habilidades para as diversas vertentes da atuação profissional.

Mercado de trabalho

A preocupação das empresas com a responsabilidade ambiental tem impulsionado cada vez mais o mercado de trabalho para os profissionais da área. Por isso, a carreira ambiental tem se tornado cada vez mais promissora.

O Técnico em Meio Ambiente é responsável por coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais. Ele também colabora com o Engenheiro Ambiental para a elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Está apto ainda para acompanhá-lo na execução de sistemas de gestão ambiental.

Também é competência do profissional formado na área atuar na organização de projetos de instrução ambiental, preservação de recursos naturais, redução de lixo, reúso e reciclagem. Além disso, ele pode também apontar intervenções ambientais e analisar suas consequências, operacionalizando a execução de programas de preservação, conservação, otimização e minimização dos efeitos dessas intervenções.

Profissão do Futuro

Por auxiliar o Engenheiro Ambiental e também o Gestor Ambiental, o curso técnico em Meio Ambiente pode ser um primeiro passo para aqueles que desejam no futuro cursar uma graduação na área. Por estarem ligados às condições de vida existentes no planeta, os técnicos nessa área são considerados profissionais do futuro.

O curso dura em média dois anos e pode ser feito por estudantes que estejam nos anos finais do ensino médio ou que já o tenham concluído. Entre as instituições que ministram o curso, estão o Senac, Senai e Escolas Técnicas espalhadas pelo Brasil, além dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de alguns estados.

  • Relacionados
Esse engenheiro trabalha com a consciência ambiental
Guia de Profissões
Engenharia Ambiental
Gestão ambiental : um melhor manejo dos recursos naturais
Guia de Profissões
Gestão Ambiental
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola