gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 19/05/2016 16h20, atualizado em 19/05/2016 16h22

Logística

Guia de Profissões

O Técnico em Logística é responsável pela administração de materiais e recursos de uma empresa. Por Letícia de Oliveira Januário
O Técnico em Logística deve dominar as ferramentas tecnológicas da área.
O Técnico em Logística deve dominar as ferramentas tecnológicas da área.
PUBLICIDADE

O profissional técnico em Logística é responsável por programar e coordenar as operações de transporte e distribuição de produtos em uma empresa. Nos últimos anos, essa profissão está em ascensão, tendo em vista que a logística é um dos pontos principais para uma boa distribuição de tudo o que é comercializado no país.

Embora o termo logística nos remeta à distribuição de produtos via transporte, ela vai além dessa definição, pois engloba toda a cadeia produtiva de uma empresa. Essa ferramenta, em suma, busca uma maneira de planejar as operações com vistas a minimizar os custos e maximizar os lucros utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece. 

A formação técnica em Logística tem duração média de dois anos. Durante o curso, o aluno é condicionado a matérias variadas, começando por conteúdos de Ciências Exatas, como Estatística, passando por Informática Básica e chegando a matérias mais avançadas, como Legislação de Trânsito e Gestão Patrimonial. Para aprofundar-se mais nos estudos e buscar uma formação superior, o técnico pode cursar a graduação Tecnológica em Logística e Transporte

O curso técnico em Logística faz parte do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, um dos treze eixos tecnológicos subdivididos pelo Ministério da Educação (MEC). Com mais de 40 mil vagas, a formação foi a que mais ofertou postos para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) no segundo semestre de 2014.

Mercado de Trabalho

Com as empresas buscando cada vez mais métodos que agilizem os processos de distribuição de produtos e serviços, o mercado para o profissional de logística promete ser promissor. O profissional encontrará portas abertas em comércios, indústrias e prestadores de serviços, como companhias aéreas e de transportes terrestres, engenharia, despachantes aduaneiros, entre outros. 

  • Relacionados
A logística soluciona problemas de armazenamento e transporte de mercadorias
Guia de Profissões
Logística e Transporte
O mercado de trabalho para esse profissional
Guia de Profissões
Engenharia de Produção
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola