gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 19/05/2016 15h45, atualizado em 19/05/2016 15h46

Informática

Guia de Profissões

O Técnico em Informática está preparado para selecionar e utilizar sistemas operacionais e bancos de dados. Por Letícia de Oliveira Januário
Uma das funções do Técnico em Informática é a manutenção de periféricos
Uma das funções do Técnico em Informática é a manutenção de periféricos
PUBLICIDADE

O objetivo do curso Técnico em Informática é formar profissionais aptos a compreender e investir em atividades de elaboração, caracterização, execução, avaliação e manutenção de sistemas de informações. O conhecimento adquirido também pode ser aplicado na produção de bens, serviços e conhecimentos.

Na grade curricular estão previstas disciplinas que permitem aos alunos realizar o desenvolvimento de programas, instalar e configurar periféricos e softwares, além de prestar suporte técnico aos usuários. O técnico da área também está capacitado para estabelecer critérios a fim de selecionar e utilizar sistemas operacionais e bancos de dados, identificando ferramentas e metodologias para isso.

Além do amplo mercado que o Técnico em Informática possui, o curso pode ser uma primeira etapa para aqueles que desejam formar-se em uma graduação da área. Existe a possibilidade de cursar Bacharelado em Ciências da Computação ou Tecnologia em Gestão da Informação. O perfil do estudante exige aptidão em raciocínios abstratos e em fazer contas.

Área de atuação

Graças ao uso cada vez mais evidente da informática na sociedade contemporânea e às constantes atualizações, o mercado cada vez mais se amplia para esse profissional. Existe a possibilidade profissional de atuar também no comércio, na indústria, na área financeira ou em empresas que realizam treinamentos de informática.

O profissional que se forma como Técnico em Informática também pode atuar de forma autônoma realizando consultorias, treinamentos e desenvolvimento de softwares. Outra opção é trabalhar em instituições públicas e privadas que precisam de sistemas de informática, especialmente as que envolvem a programação de computadores. As empresas de telecomunicações e de auditorias também estão absorvendo esses profissionais.

Um profissional em início de carreira recebe em média R$ 1.350, atuando com operação e manutenção de micros, helpdesk e desenvolvimento de softwares. O curso tem duração, em geral, de três semestres e pode ser frequentado por alunos que já possuem formação de nível médio ou que estão matriculadas no último ano do ensino médio.

É possível realizar o Curso Técnico em Informática na modalidade a distância (EaD). O Centro de Referência em Formação em Educação a Distância do governo federal é uma das instituições que oferecem o curso dessa forma. Várias outras instituições oferecem o curso na modalidade presencial. Institutos e Escolas Técnicas ligadas ao governo estão entre elas.

  • Relacionados
O Técnico em Redes de Computadores é responsável pela instalação e manutenção de cabeamentos de redes.
Guia de Profissões
Redes de Computadores
Profissionais podem atuar em centros de pesquisa
Profissões do Futuro
Informática Biomédica
Engenheiros de Software precisam dominar tecnologias de programação
Guia de Profissões
Engenharia de Software
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola