Informática

O Técnico em Informática está preparado para selecionar e utilizar sistemas operacionais e bancos de dados.
Por Letícia de Oliveira Januário

Uma das funções do Técnico em Informática é a manutenção de periféricos
Uma das funções do Técnico em Informática é a manutenção de periféricos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O objetivo do curso Técnico em Informática é formar profissionais aptos a compreender e investir em atividades de elaboração, caracterização, execução, avaliação e manutenção de sistemas de informações. O conhecimento adquirido também pode ser aplicado na produção de bens, serviços e conhecimentos.

Na grade curricular estão previstas disciplinas que permitem aos alunos realizar o desenvolvimento de programas, instalar e configurar periféricos e softwares, além de prestar suporte técnico aos usuários. O técnico da área também está capacitado para estabelecer critérios a fim de selecionar e utilizar sistemas operacionais e bancos de dados, identificando ferramentas e metodologias para isso.

Além do amplo mercado que o Técnico em Informática possui, o curso pode ser uma primeira etapa para aqueles que desejam formar-se em uma graduação da área. Existe a possibilidade de cursar Bacharelado em Ciências da Computação ou Tecnologia em Gestão da Informação. O perfil do estudante exige aptidão em raciocínios abstratos e em fazer contas.

Área de atuação

Graças ao uso cada vez mais evidente da informática na sociedade contemporânea e às constantes atualizações, o mercado cada vez mais se amplia para esse profissional. Existe a possibilidade profissional de atuar também no comércio, na indústria, na área financeira ou em empresas que realizam treinamentos de informática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O profissional que se forma como Técnico em Informática também pode atuar de forma autônoma realizando consultorias, treinamentos e desenvolvimento de softwares. Outra opção é trabalhar em instituições públicas e privadas que precisam de sistemas de informática, especialmente as que envolvem a programação de computadores. As empresas de telecomunicações e de auditorias também estão absorvendo esses profissionais.

Um profissional em início de carreira recebe em média R$ 1.350, atuando com operação e manutenção de micros, helpdesk e desenvolvimento de softwares. O curso tem duração, em geral, de três semestres e pode ser frequentado por alunos que já possuem formação de nível médio ou que estão matriculadas no último ano do ensino médio.

É possível realizar o Curso Técnico em Informática na modalidade a distância (EaD). O Centro de Referência em Formação em Educação a Distância do governo federal é uma das instituições que oferecem o curso dessa forma. Várias outras instituições oferecem o curso na modalidade presencial. Institutos e Escolas Técnicas ligadas ao governo estão entre elas.