gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 18/05/2016 17h26, atualizado em 18/05/2016 17h26

Eletrônica

Guia de Profissões

O curso técnico em Eletrônica prepara profissionais para realizar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos eletrônicos. Por Rafael Batista
Uma das funções do técnico em eletrônica é a manutenção de equipamentos eletrônicos
Uma das funções do técnico em eletrônica é a manutenção de equipamentos eletrônicos
PUBLICIDADE

Unindo teoria e práticas laborais, o curso Técnico em Eletrônica tem por finalidade fornecer aos alunos condições para o desenvolvimento de atividades e funções próprias desse profissional. Ao final da formação, o egresso estará apto a realizar manutenção em equipamentos eletrônicos e até elaborar projetos, dentro dos limites de conhecimento para atendimento às demandas de mercado.

A grade curricular engloba disciplinas mais generalistas, como Relações Humanas e Eletrônica Básica, até outras mais avançadas, como Gestão de Processos, Análise de Circuitos e Fundamentos de Microcontroladores. O curso é dividido em módulos e, ao final de cada um deles, o aluno recebe uma certificação das habilidades adquiridas, como de Aprendiz de Eletrônica e Auxiliar Técnico de Equipamentos Eletrônicos. 

Mercado de Trabalho

A área de atuação de um egresso do curso é ampla, pois o profissional pode trabalhar em parceria com Engenheiros Eletrônicos ou como autônomo instalando equipamentos eletrônicos. Realiza também manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos por meio de medições, calibrações e testes, bem como procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos. Podem atuar em indústrias, laboratórios de controle de qualidade e de manutenção e empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos.

Além das diversas Escolas e Centros Técnicos no Brasil que oferecem o curso, instituições como a Marinha, a Aeronáutica e o Senai também ministram a formação. O curso também é um dos que são disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Podem fazer o curso alunos que estejam matriculados a partir do 2º ano ou que já completaram o Ensino Médio. A carga horária é de, em média, 1600 horas, que são distribuídas em cinco semestres, ou dois anos e meio. No Brasil, um profissional em início de carreira recebe, em média, R$ 1.900, mas esses rendimentos podem chegar a mais de R$ 3.000.

  • Relacionados
Engenheiro Eletrônico pode atuar na configuração de máquinas eletrônicas em indústrias
Guia de Profissões
Engenharia Eletrônica
O eletrotécnico é responsável por todas as etapas da transmissão de energia elétrica
Guia de Profissões
Eletrotécnica
O engenheiro eletricista desenvolve projetos de ampliação de sistemas
Guia de Profissões
Engenharia Elétrica
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola