Contabilidade

Além da certificação final de Técnico em Contabilidade, o curso concede outras duas certificações intermediárias durante os estudos.
Por Rafael Batista

O Técnico em Contabilidade auxilia em trabalhos de auditoria.
O Técnico em Contabilidade auxilia em trabalhos de auditoria.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O profissional formado pelo curso Técnico em Contabilidade recebe, por meio de uma formação modular, a preparação para auxílio na organização de operações financeiras e de contabilidade. Antes da conclusão dos estudos, o aluno recebe duas certificações intermediárias, a de Assistente Contábil e também de Assistente em Finanças e Custos.

A prática profissional está presente no curso por meio de estudos de caso, proposição de problemas e apontamento de soluções. Os estudantes também realizam um projeto para simular a abertura de uma empresa, operações de atividades e até prestação de contas. Entre as disciplinas ministradas no curso, estão Ética Profissional, Controle Financeiro, Contabilidade Básica e Estatística Aplicada.

Além de adquirir competências relacionadas com negócios em seus módulos iniciais, o contabilista também alcança uma visão ampla de toda a área de atuação de um contador. O curso, que tem carga horária de 800 horas, dura em média dois anos e pode ser frequentado por alunos que estejam cursando, no mínimo, o segundo ano do Ensino Médio. 

Atuação profissional

No mercado, o egresso do curso pode atuar de forma autônoma em empresas dos setores agrícola, industrial, financeiro, comercial, de serviços e do terceiro setor. O profissional presta auxílio aos trabalhos de auditoria realizados nas empresas para o fechamento de resultados e ainda realiza análise de demonstrações contábeis em empresas de diversos segmentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É o responsável também por organizar, controlar e arquivar os documentos relativos às atividades contábeis. Dessa forma, o Técnico em Contabilidade possui um espaço amplo de atuação e, consequentemente, acesso a uma grande disponibilidade de vagas, estando apto a atuar em instituições de diversos segmentos da sociedade. 

O curso é oferecido por instituições técnicas em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mas pode ser cursado em instituições privadas também. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país também oferecem a formação.

A média salarial de um contabilista em início de carreira está em torno de R$ 1.900, mas pode chegar a R$ 2.400, dependendo da região do Brasil. Para conquistar um salário maior, o técnico pode buscar a formação superior em Ciências Contábeis, tornando-se um contador.