Automação Industrial

O curso técnico em Automação Industrial fornece condições para que o profissional desenvolva produtos para otimizar os processos industriais.
Por Rafael Batista

O técnico em Automação Industrial está habilitado para o manuseio de máquinas na indústria
O técnico em Automação Industrial está habilitado para o manuseio de máquinas na indústria
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Automação Industrial tem a finalidade de formar profissionais capazes de atuar no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados em processos industriais. Os estudos baseiam-se na combinação entre disciplinas como Matemática, Física, Mecânica, Eletromecânica e Informática.

Outra característica do curso são constantes práticas laboratoriais em que há o manuseio e manutenção de máquinas com o emprego de recursos variados. A automação industrial envolve processos, contínuos ou discretos, de transformação de matérias-primas na fabricação de bens de consumo ou de produção.

Área de atuação

O profissional Técnico em Automação Industrial pode atuar em várias segmentos da indústria, como de petróleo e gás, indústria naval, fábricas de instrumentos, empresas de manutenção de equipamentos automatizados, empresas de projetos, instalações e montagens, empresas de energia e laboratórios de controle de qualidade e pesquisa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O técnico também pode desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais. O objetivo é sempre de melhorar, tecnologicamente, os processos e reduzir os custos industriais.

Duração

O curso é ministrado para alunos que já concluíram o ensino médio ou para aqueles que estão matriculados a partir do segundo ano do ensino médio. A duração média do curso é de quatro módulos ou dois anos.

As principais instituições que ministram o Curso Técnico em Automação Industrial são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelos diversos estados brasileiros. Além desses, também fornecem o curso as instituições do Sistema S (Senai, Sebrae, Sescoop etc.) e aquelas ligadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).