gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 13/05/2016 17h17, atualizado em 13/05/2016 17h19

Automação Industrial

Guia de Profissões

O curso técnico em Automação Industrial fornece condições para que o profissional desenvolva produtos para otimizar os processos industriais. Por Rafael Batista
O técnico em Automação Industrial está habilitado para o manuseio de máquinas na indústria
O técnico em Automação Industrial está habilitado para o manuseio de máquinas na indústria
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Automação Industrial tem a finalidade de formar profissionais capazes de atuar no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados em processos industriais. Os estudos baseiam-se na combinação entre disciplinas como Matemática, Física, Mecânica, Eletromecânica e Informática.

Outra característica do curso são constantes práticas laboratoriais em que há o manuseio e manutenção de máquinas com o emprego de recursos variados. A automação industrial envolve processos, contínuos ou discretos, de transformação de matérias-primas na fabricação de bens de consumo ou de produção.

Área de atuação

O profissional Técnico em Automação Industrial pode atuar em várias segmentos da indústria, como de petróleo e gás, indústria naval, fábricas de instrumentos, empresas de manutenção de equipamentos automatizados, empresas de projetos, instalações e montagens, empresas de energia e laboratórios de controle de qualidade e pesquisa.

O técnico também pode desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais. O objetivo é sempre de melhorar, tecnologicamente, os processos e reduzir os custos industriais.

Duração

O curso é ministrado para alunos que já concluíram o ensino médio ou para aqueles que estão matriculados a partir do segundo ano do ensino médio. A duração média do curso é de quatro módulos ou dois anos.

As principais instituições que ministram o Curso Técnico em Automação Industrial são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelos diversos estados brasileiros. Além desses, também fornecem o curso as instituições do Sistema S (Senai, Sebrae, Sescoop etc.) e aquelas ligadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

  • Relacionados
As máquinas e sistemas automáticos são o coração de uma indústria
Guia de Profissões
Automação Industrial
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola