Alimentos

O curso técnico em Alimentos tem duração média de dois anos e busca preparar o aluno para a prática em empresas do ramo alimentício.
Por Letícia de Oliveira Januário

O técnico em Alimentos participa do desenvolvimento de novos produtos e processos
O técnico em Alimentos participa do desenvolvimento de novos produtos e processos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Alimentos destina-se à formação de profissionais aptos a trabalhar diretamente na produção e conservação de matérias-primas da indústria alimentícia. O curso faz parte do eixo tecnológico de Produção Alimentícia, um dos treze eixos tecnológicos subdivididos pelo Ministério da Educação (MEC). 

A organização da grade curricular é feita por meio da mescla de matérias como Química, Biologia, Bioquímica, Embalagens e, ainda, disciplinas que abordam o desenvolvimento sustentável, normas técnicas e de segurança, consciência ambiental e cooperativismo. Com duração média de dois anos, o curso busca preparar o aluno para atuar na prática com criatividade e sociabilidade. 

O curso proporciona ao aluno contato com atividades que ensinam como otimizar as máquinas e implementos, análise sensorial, controle de insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização, relacionando com o desenvolvimento de soluções tecnológicas da produção de alimentos de origem animal e vegetal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso técnico permite a rápida inserção do profissional no mercado de trabalho, mas não possibilita uma futura pós-graduação. Para dar continuidade aos estudos, o estudante, após a graduação técnica, pode cursar bacharelado em Engenharia de Alimentos

Mercado de Trabalho

Há oportunidades em indústrias de alimentos e bebidas, laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria, órgãos de fiscalização sanitária e proteção do consumidor, indústria de insumos para processos e produtos, empresas de armazenamento e distribuição de alimentos, padarias, restaurantes, hotéis, supermercados, frigoríficos, cozinhas industriais e hospitalares, escolas, entre outras.