Secretariado

Por Marla Rodrigues

O secretário precisa ser dinâmico e antenado em novas tecnologias
O secretário precisa ser dinâmico e antenado em novas tecnologias
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Esta área forma profissionais que atuam na assessoria de executivos de uma empresa, cuidando do planejamento e da organização da rotina do trabalho. O secretário deve cuidar de eventos e compromissos dos seus superiores, organizando informações enviadas e recebidas por meio de fax, internet ou telefone.

Um bom aluno é aquele dinâmico, polivalente e hábil negociador. Ele precisa acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ajudá-lo a realizar seu trabalho. Ele também precisa dominar softwares básicos como editor de textos, produtor de slides e planilhas de contabilidade. Além disso, é imprescindível que ele tenha domínio da língua portuguesa e inglesa, pois redige documentos técnicos que podem ser enviados para vários lugares do mundo.

Mercado de Trabalho

Companhias privadas de grande porte necessitam deste profissional para assessorar seus executivos no dia-a-dia. Nas empresas de médio porte a contratação do secretário tem sido feita com intuito de atuação nos setores administrativos e comerciais, nas áreas de contabilidade e recursos humanos. Esta carreira pode ainda participar de empresas públicas e do terceiro setor, buscando atingir metas de qualidade e produtividade.

O profissional da área de secretariado poderá atuar:

- No setor de recursos humanos, recrutando e contratando pessoal;
- No setor contábil, auxiliando na divulgação dos resultados da empresa para superiores; - Na consultoria de assuntos comerciais e eventos;
- Na área de comunicação entre pessoas de dentro e fora da empresa e
- Na assessoria de executivos.

O curso

As principais disciplinas deste curso são português, administração e processos de gestão, empreendedorismo, sistemas de informação, cenários econômicos, comunicação empresarial, matemática financeira, direito do trabalho, noções de administração, contabilidade, inglês, etiqueta e espanhol.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: PDF (Brasília)
Goiás: PUC-Goiás (Goiânia); FASEC (Cristalina)

Região Nordeste
Alagoas: Estácio (Maceió)
Bahia: FSBA (Salvador); FCS (Lauro de Freitas); UniJorge (Salvador)
Ceará: FATE (Fortaleza)
Piauí: IFPI (Teresina)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rergião Norte
Roraima: FAA (Boa Vista)

Região Sudeste
Espírito Santo: FAMAT (São Mateus)
Minas Gerais: Newton Paiva (Belo Horizonte); Univale (Governador Valadares); FATEC Pampulha (Belo Horizonte); Centes (Montes Claros); CESEP (Machado)
São Paulo: FATEC (Indaiatuba, Itaquaquecetuba, São Caetano do Sul, São Paulo); FAFIBE (Bebedouro); FACP (Paulínia); FIZO (Osasco); COC (Ribeirão Preto); Uninove (São Paulo)

Região Sul
Paraná: UFPR (Curitiba); FICA (Curitiba); FATEC Internacional (Curitiba); FACINOR (Loanda)
Rio Grande do Sul: UCS (Caxias do Sul); FACSALLE (Estrela); FAACS (Caxias do Sul)
Santa Catarina: FATTEP (Concórdia); ESEC (são José)