Psicopedagogia

De maneira interdisciplinar o curso estuda o ser humano em diferentes contextos.
Por Rafael Batista

O Psicopedagogo pode atuar em escolas, orientando crianças e jovens.
O Psicopedagogo pode atuar em escolas, orientando crianças e jovens.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Psicopedagogia é uma área do saber ligada à psicologia educacional. A graduação estuda os processos e as bloqueios de aprendizagem em todas as faixas etárias. O curso serve-se dos estudos nos campos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. 

A grade do curso inclui atividades acadêmicas e de extensão que aproximam de forma sistemática e gradual o formando do exercício profissional. A principal caraterística dos estudos é a natureza interdisciplinar dos conteúdos, que cooperam para conhecimento humano em diferentes contextos. Entre as disciplinas mais vistas neste curso estão filosofia, sociologia, história da educação, produção textual, planejamento educacional e psicologia da educação e política.

O profissional formado em psicopedagogia está apto a conduzir processos de orientação vocacional e ocupacional assim como a integrar equipes das áreas de saúde e educação. Outra função de psicopedagogo é a promoção do bem-estar do outro, paciência, resiliência para extrair o melhor da essência de cada indivíduo. Ajuda ainda no discernimento do tempo e realidade de cada sujeito, colaborando para entender o mundo e ressignificar a vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os campos de atuação do egresso do curso são diversos, pode atuar, por exemplo em empresas públicas e privadas, trabalhando em hospitais, escolas, ambulatórios, postos de saúde e clínicas. O profissional pode ainda atuar nas áreas clínica, de educação continuada, orientação pedagógica e de recursos humanos.

Duração: 8 semestres (4 anos)

Salário inicial: R$ 2.500 ou R$ 90 por sessão.

Instituições de ensino 

Nordeste:
Paraíba: UFPB (João Pessoa)

Sudeste:
São Paulo: Unifeo (Osasco),

Sul:
Rio Grande do Sul: PUCRS (Porto Alegre), Feevale (Novo Hamburgo) e Unilasalle (Canoas).