Produção Gráfica

Por Marla Rodrigues

O filme Shrek foi criado com técnicas de produção gráfica
O filme Shrek foi criado com técnicas de produção gráfica
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Este tecnólogo desenvolve competências na utilização de métodos e técnicas de comunicação, podendo atuar nos departamentos de publicidade, propaganda e marketing de empresas de todos os ramos, seja ela industrial ou de serviços, organizações não-governamentais ou especializadas. O produtor tem domínio de técnicas capazes de desenvolver trabalhos de produção audiovisual ou de qualquer outro tipo de mídia.

Seu trabalho é feito principalmente com o auxílio do computador e, por isso, ele deve estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias de comunicação. Ele pode fazer a diagramação e a arte-final na pré-produção de veículos impressos como jornais, revistas, livros e outdoors, além de criar seus layouts. Ele também pode acompanhar o trabalho de impressão e acabamento; criar marcas e logotipos e realizar a atividade de ilustrador, produzindo desenhos e infográficos.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em alta para este profissional. As agências de publicidade são as maiores contratadoras, mas editoras e veículos de comunicação, principalmente de internet e impressos, não dispensam a presença deste tecnólogo. O produtor gráfico pode ainda abrir sua própria empresa e prestar serviços de consultoria.
O produtor gráfico pode exercer funções em algumas áreas, dentre elas:

- Agência de publicidade e propaganda;
- Empresas de marketing;
- Agências de comunicação;
- Produtoras de vídeo;
- Produtoras de cinema e
- Empresas de fotografia.

O curso

As matérias principais estudadas no curso de Produção Gráfica são: computação gráfica, comunicação aplicada, fotografia, planejamento estratégico, registro visual e sonoro, sinalização e mídia exterior, cultura brasileira, empreendedorismo, planejamento audiovisual, arte e design, oficina de textos e semiótica.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Goiás: Objetivo (Goiânia)
Mato Grosso do Sul: FCG (Campo Grande)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Região Nordeste
Bahia: IBES (Salvador)
Pernambuco:
Piauí: IEST (Teresina)

Região Sudeste
Espírito Santo: FAVI (Vitória)
São Paulo: Senai (São Paulo); Interamericana (São Paulo)

Região Sul
Paraná: IESFI (Foz do Iguaçu)
Santa Catarina: IESGF (São José)